Terça-feira, Julho 15, 2025
18.9 C
Braga
BragaPrimeiro-Ministro inaugura novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga

Primeiro-Ministro inaugura novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga

Novo quartel está localizado em São Paio de Arcos.

© CM Braga

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inaugurou hoje o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, situado em São Paio de Arcos.

Na ocasião, a Câmara Municipal de Braga anunciou que vai atribuir à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga um apoio extraordinário de 250 mil euros.

“O novo quartel reúne melhores condições pela sua modernidade, pela maior área de operação e de parque de viaturas, assim como infraestruturas de qualidade para o desenvolvimento de exercícios de treino e de formação. Melhores condições, melhor e maior capacidade para servir a população bracarense”, refere a Autarquia.

© CM Braga

No dia em que a corporação cumpriu um “sonho”, Ricardo Rio lembrou que “a Autarquia está sempre ao lado dos bombeiros, reconhecendo a mais-valia do trabalho que desempenham em prol da segurança de pessoas e bens”. “Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal tem procurado estreitas os laços com os Bombeiros Voluntários, mesmo tendo consciência que em Braga temos uma companhia de bombeiros sapadores, essa sim, da responsabilidade da Autarquia e integralmente financiada pela Autarquia”, referiu, louvando a articulação existente entre as duas corporações.

Perante Luís Montenegro, o autarca bracarense afirmou que “os bombeiros voluntários vivem há demasiado tempo na expectativa de um tratamento justo”, sublinhando que a Câmara Municipal tem em aprovação um regulamento de benefícios conferidos aos voluntários de socorro.

O primeiro-ministro falou na necessidade de existirem incentivos e um estatuto de valorização do trabalho desempenhado pelos Bombeiros Voluntários.

“Temos muito respeito por aqueles que entregam parte da sua disponibilidade à tarefa de manter as corporações de bombeiros voluntários em condições de responder de forma eficaz a todas as solicitações de socorro”, afirmou, dando conta da “necessidade de atrair os jovens para esta missão”.

© CM Braga

Por seu turno, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, António Ferreira, agradeceu à Câmara Municipal “toda a colaboração e apoio dado para a concretização da obra”. “A Câmara Municipal de Braga esteve sempre ao nosso lado e foi o nosso maior aliado”, frisou.

Durante a cerimónia foram atribuídas medalhas de mérito a elementos dos órgãos sociais da associação, ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, ao vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, ao comandante da corporação Pedro Ribeiro e ao presidente da Associação Humanitária, António Ferreira.

Foi também inaugurado o Monumento ao Bombeiro, uma obra instalada logo à entrada do recinto, no parque de acesso ao edifício principal. O monumento, realizado num bloco de granito oferecido aos bombeiros, é da autoria de um escultor de Valença.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES