Terça-feira, Janeiro 14, 2025
9.9 C
Braga
AtualidadeSociedadePresidente do Instituto Universitário Europeu vai estar nos 31 anos da Escola...

Presidente do Instituto Universitário Europeu vai estar nos 31 anos da Escola de Direito da UMinho

Patrizia Nanz.

© EU

A Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho) celebra na próxima segunda-feira o 31.º aniversário, com uma cerimónia às 15:30, no seu auditório nobre, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão tem entrada livre e também transmissão no canal YouTube daquela Escola.

O programa começa com um resumo das atividades desenvolvidas no último ano e a entrega de prémios aos melhores alunos da EDUM. Seguem-se as intervenções da presidente da Escola, Cristina Dias, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Pelas 16:00, realiza-se uma palestra da presidente do Instituto Universitário Europeu (EUI), Patrizia Nanz, sobre o papel das universidades na sociedade atual. Esta palestra insere-se nas comemorações dos 50 anos da UMinho. O EUI nasceu em 1976 em Itália, é cofinanciado pela UE, sedia o Centro Robert Schuman, o Arquivo Histórico da UE ou o Observatório Europeu de Media Digital e é a 6ª melhor academia do mundo em ciência política, segundo o Ranking de Xangai.

Sobre a EDUM 

A Escola de Direito da UMinho foi a terceira academia pública de Direito a nascer em Portugal, após Coimbra (1290) e Lisboa (1911). Tem cerca de 1650 alunos inscritos em duas licenciaturas, onze mestrados e dois doutoramentos, apoiados por 35 docentes de carreira e dez técnicos. Tem apostado na diversificação do ensino pós-graduado, na crescente internacionalização, no reforço da investigação e na interação com a sociedade.

O seu Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) é avaliado como “Muito Bom” pela tutela e tem grupos científicos nas áreas de Direito da UE, Direitos Humanos, Estado, Empresa, Tecnologia, Globalização, Democracia e Poder, Justiça Criminal e Criminologia e Laboratório de Justiça, além de uma Escola de Investigadores. A EDUM sedia ainda entidades como o Centro de Estudos Jurídicos do Minho (edita algumas das principais revistas jurídicas do país) e desenvolve projetos com parceiros de todo o mundo. Os sites oficiais são www.direito.uminho.pt e www.jusgov.uminho.pt.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES