Sábado, Fevereiro 4, 2023
16.1 C
Braga
InícioPaísPresidente da República agradece a ciganos que "deram a vida pela independência"...

Presidente da República agradece a ciganos que “deram a vida pela independência” de Portugal

© Presidência da República Portuguesa

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, evocou hoje o Dia da Restauração da Independência, “um dia importante e significativo da História de Portugal em que o Povo Português recuperou a sua independência”.

O chefe de Estado lembrou “os Portugueses de etnia cigana que deram a vida pela nossa independência nacional”, lamentando “a discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso País”.

Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os Portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa.

Saudando o dia “em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação”, o presidente da República destaca o cavaleiro fidalgo Jerónimo da Costa e muitos dos duzentos e cinquenta outros ciganos que serviram nas fronteiras e tombaram por Portugal.

“Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso país”, sustentou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS