Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesPresidente da Câmara de Guimarães inaugura reabilitação do centro de convívio e...

Presidente da Câmara de Guimarães inaugura reabilitação do centro de convívio e cultura da EB1/JI de Agras

© CM Guimarães

Foi em clima de festa e de convívio que na tarde deste sábado foram inauguradas as obras de reabilitação da antiga EB1/JI de Agras, em Gandarela, um local que passou a ser um centro de convívio e de cultura aberto a toda a comunidade.

Na cerimónia esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Guimatães, Domingos Bragança, o Presidente da União de Freguesias de Conde e Gandarela, Flávio Freitas, e o Padre José Marques, pároco de Gandarela, além de dois artistas que contribuíram com criações artísticas para o local, Nelson Xize e Albano Martins.

Antes dos discursos protocolares, os elementos do projeto “Gandarela +Vida” protagonizaram um momento musical, constituindo um perfeito cartão de visita que é testemunho da recente atividade que tem vindo a ser desenvolvida naquele edifício.

Domingos Bragança, na sua intervenção, fez questão de salientar que a requalificação e refuncionalização deste espaço comunitário, não foi apenas material, mas também cultural, dando como exemplo a atuação dos elementos do projeto “Gandarela +Vida” e as obras dos artistas Nelson Xize e Albano Martins. “O que conta é esta proximidade entre todos, este afeto e ternura que hoje aqui estamos a sentir. Este espaço de partilha é intergeracional”, disse. O edil fez notar a qualidade do espaço e lembrou que o mesmo está disponível para todas as associações da União de Freguesias. “Eu disse ao senhor Presidente da União de Freguesias, Flávio Freitas, que faríamos uma obra com qualidade. É este tipo de obra que procuraremos fazer em todas as nossas freguesias”, frisou. O presidente da Câmara concluiu o seu discurso dizendo que “estamos a viver um tempo em que é cada vez mais necessário caminharmos de mãos dadas, com amizade, e de valorizar o que de genuíno temos em nós”.

Momentos antes, Flávio Freitas lembrara que a requalificação foi “muito pedida pela comunidade” e que havia o receio de “não poder ser utilizado o espaço”. “O primeiro passo foi dado pelo nosso presidente da Câmara, o que muito agradecemos. Este é um espaço cultural aberto a todos, que foi devolvido à comunidade”, realçou. Flávio Freitas agradeceu também a Nelson Xize e a Albano Martins pelas obras de arte que “embelezam e enriquecem o espaço, obras que foram visitadas após as intervenções protocolares”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS