Sexta-feira, Novembro 26, 2021
8.6 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoPresidente da Câmara de Celorico de Basto visita centros escolares do concelho

Presidente da Câmara de Celorico de Basto visita centros escolares do concelho

© CM Celorico de Basto

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, esteve no dia 26 de outubro no Centro Escolar da Mota e estará hoje nos centros escolares de Celorico, de Fermil e de Gandarela, um périplo que tem por objetivo verificar a satisfação dos recursos humanos e as necessidades destes espaços para garantir “o cumprimento da garantia constitucional do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar”.

Esta rede de equipamentos, rede de centros escolares, foi construída no âmbito da carta educativa do Município, no exercício das competências das autarquias locais no domínio da educação.

Desde então, o Município tem vindo a ter um “papel proativo” neste setor, com a implementação de várias medidas que têm contribuído “positivamente para a igualdade de oportunidades no ensino e êxito escolar”.

Segundo José Peixoto Lima, a proximidade com as escolas é crucial na persecução dos objetivos na educação. “Queremos estar cada vez mais próximos das escolas, perceber as suas dificuldades e anseios. As competências da autarquia no setor da educação são enormes e vão ser acrescidas com a delegação de novas competências. E esta responsabilidade é a certeza de que a nossa intervenção é fundamental para melhorar o ensino e a aprendizagem das nossas crianças, por isso continuaremos a trabalhar arduamente, com empenho e dedicação num sector que é crucial para o progresso de uma comunidade”, disse.

O levantamento das necessidades dos centros escolares está a ser promovido em consonância com a nova vereadora da Educação, Maria José Marinho, que irá coordenar este setor. “A nossa intervenção na educação irá orientar-se no seguimento daquilo que o Município tem vindo a desenvolver. No imediato, manteremos o PIICIE – Plano Inovador, Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, com as equipas promotoras do sucesso educativo, um projeto que era promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e que passará a ser promovido e executado pelo Município. Este foi um projeto muito positivo para a comunidade escolar pelo que achamos que seria favorável a sua continuidade. Importa também dizer que vamos melhorar e reforçar o investimento efetuado nas salas do futuro, tornando-as mais apelativas e versáteis no âmbito das novas tecnologias. Teremos um trabalho ainda mais próximo com as escolas do concelho, observaremos as suas necessidades e estou certa de conseguiremos atingir os objetivos pretendidos, contribuir de forma efetiva para a promoção do sucesso escolar”.

As visitas são orientadas pelos coordenadores dos Centros escolares, para que todas as necessidades e anseios possam ser reportados e agilizadas formas para a sua resolução.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS