Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
5.4 C
Braga
InícioBragaPresépio Vivo de Priscos em Braga já tem datas e horários

Presépio Vivo de Priscos em Braga já tem datas e horários

© Presépio Vivo de Priscos

O Presépio Vivo de Priscos, em Braga, está de regresso com inauguração marcada para o dia 11 de dezembro, às 11:00. A inauguração contará com a presença de Marta Nogueira, a “menina milagre”, que luta para reverter danos causados por duas balas na cabeça causadas pelo ex-namorado, em 2015.

Este ano, na XVI edição do Presépio ao vivo de Priscos, a organização quer ajudar figurantes e visitantes a refletir sobre a violência no namoro. “Todas as formas de violência no namoro (física, psicológica, sexual, social, verbal) têm por base uma relação de poder desigual entre os/as parceiros/as e são usadas como estratégias de controlo. O namoro deve ser um tempo de descoberta mútua, durante o qual se partilham ‘escolhas, sonhos e projetos’. Aprender a amar alguém não é algo que se improvisa e não pode estar ao sabor de impulsos colocando em risco a integridade física e/ou psicológica do parceiro(a). A ideia desta temática surge do exemplo de São José que diante das dúvidas da gravidez de Maria, não a agride, não a expõe às reações da comunidade com implicações provavelmente trágicas, mas tem a coragem de ser alternativo, dialogando, refletindo e tomado opções por um amor que protege e não agride”, explica a organização.

O Presépio ao Vivo de Priscos existe desde de 2006, é um espaço de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes. Procura “transmitir o coração mais profundo do presépio”. “Colocar Deus Menino no primeiro lugar sem o folclore das cidade natal, com as suas coreografias publicitárias, os seus aparatos de luzes e de presentes e os seus rituais comerciais. É um presépio ao vivo, representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano – labores e costumes – que recriam uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano”, acrescenta.

Conta também com a ajuda preciosa dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga. A presença dos reclusos enquadra-se no projeto MAIS NATAL – PRISCOS, vencedor do orçamento participativo de 2015, 2016 e 2018 do Município Braga. Este projeto incide sobre a dignificação e humanização dos reclusos visando a reinserção social, designadamente através do trabalho e da interação com a comunidade de Priscos. Já existe há 8 anos e acolheu mais de 50 reclusos. Desta forma a solidariedade, comum da época natalícia multiplica-se durante todo o ano.

Neste momento, já tem as reservas de grupos de todas as regiões de Portugal e também do exterior, nomeadamente de Espanha (33 grupos). O maior desafio da organização é fazer com que os visitantes vivam algumas horas de pura emoção nos cantos e recantos do presépio, experienciando um ambiente verdadeiramente de sonho e mostrem aos seus filhos uma fantástica e indelével recordação do Natal.

Horário e datas do Presépio Vivo de Priscos

Dezembro

  • 11 Dezembro – 11:00 às 18:30
  • 18 Dezembro – 15:00 às 18:30
  • 25 Dezembro – 16:00 às 18:30 

JANEIRO de 2023

  • 1 Janeiro – 16:00 às 18:30
  • 7 Janeiro – 20:00 às 22:30
  • 8 Janeiro – 15:00 às 18:30
  • 14 Janeiro – 20:00 às 22:30
  • 15 JAN – 15:00 às 18:30

Preçário

Todas as entradas serão solidárias.

  • Crianças até 16 anos – GRATUITO
  • Adultos – 5 euros

Qualquer tipo de pagamento será realizado no dia e na hora da visita.

Grupos organizados com pré-marcação 

As pré-marcações de visita só se fazem para grupos superiores a 10 elementos (ex. operadores turísticos) que pretendam visitar o Presépio ao Vivo de Priscos devem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou contacto telefónico (918 800 360) em dias úteis das 09:30 às 19:30 e aos sábados das 10:00 às 14:00. Após a receção deste pedido, será contactado para confirmação da marcação da visita. Qualquer tipo de pagamento será realizado no dia e na hora da visita.

Degustação do Pudim Abade de Priscos

Para além da visita ao presépio também poderá fazer degustação do pudim Abade de Priscos com um vinho verde de honra, no valor de 5 euros por pessoa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS