Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioBragaPrémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2022 é entregue amanhã

Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2022 é entregue amanhã

© UMinho

A cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2022 realiza-se esta terça-feira, dia 13, das 14:00 às 18:15, nos auditórios B1 e B2 do campus de Gualtar, em Braga.

Quinze estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolveram nos últimos meses os seus projetos científicos envolvidos em equipas de reconhecido mérito na UMinho e vão agora apresentar, à vez, os seus resultados. Prevê-se duas sessões paralelas, que contam na abertura com a Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e a Pró-reitora para Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva.

Entre os temas a abordar estão, por exemplo, a digitalização da justiça concorrencial, as técnicas de reconhecimento facial, um sistema de entrega de drogas na terapia do cancro, a competência emocional dos universitários, os padrões na pesca do cerco, a energia de chuveiros cósmicos, o impacto das escolas industriais e novos materiais para detetores de luz.

Administrador da Bosch em palestra

Às 17:30, o administrador da Bosch Car Multimédia Portugal, Carlos Ribas, vai proferir a palestra “Parcerias Empresa-Academia, Criação de Valor Através de I&D”. Os vencedores da terceira edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica são conhecidos pelas 17:45, sendo a sessão de encerramento a cargo do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Esta iniciativa anual, promovida pela Reitoria e em articulação com os centros de investigação, visa permitir que os estudantes do 1º ciclo da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de cientistas reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS