Sexta-feira, Junho 21, 2024
16.2 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso vai assinalar Dia Europeu Sem Carros

Póvoa de Lanhoso vai assinalar Dia Europeu Sem Carros

© CM Póvoa de Lanhoso

No âmbito da comemoração da Semana Europeia da Mobilidade 2023, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai assinalar esta edição no dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros (DESC).

Com o intuito de chamar a atenção para esta data e de alertar para a necessidade de reduzir ao mínimo a utilização de veículos particulares, está previsto o fecho de várias artérias do centro da vila ao trânsito automóvel entre as 09:00 e as 18:00.

Também, com o sentido de sensibilizar os mais jovens para esta temática, serão realizadas dinâmicas no Parque do Pontido, com alunos e alunas das escolas, em parceria com Associação Eventos Desportivos Tesouros do Ave – AETAD.

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia.

Esta iniciativa, que foi lançada pela primeira vez em 2002 durante a Semana Verde, em Bruxelas, revestiu-se do apoio político e financeiro da Comissão europeia e é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES