Segunda-feira, Junho 27, 2022
14.5 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso tem disponíveis serviços do CIAB – Tribunal Arbitral do...

Póvoa de Lanhoso tem disponíveis serviços do CIAB – Tribunal Arbitral do Consumo

CM Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso oferece os serviços do CIAB – Tribunal Arbitral do Consumo, estrutura vocacionada para a informação aos consumidores e às empresas, promovendo o esclarecimento de situações e a resolução de conflitos.

Tendo sido uma das entidades associadas fundadoras do CIAB, o Município da Póvoa de Lanhoso disponibiliza a consumidores e a empresas informação sobre os seus direitos e deveres na área do consumo e de resolução de conflitos através da mediação, conciliação e arbitragem.

Em 2021 foram analisados os 49 processos de reclamação que deram entrada nos serviços e a percentagem de resolução total chega aos 97%. Com a divulgação destes serviços, a Autarquia pretende que “este número aumente significativamente, podendo assim ser apoiados mais consumidores e empresas”.

O CIAB implementou uma nova valência que é a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE), da qual fazem parte diversas entidades reconhecidas pelo Banco de Portugal e pela Direção Geral do Consumidor. Esta tem como objetivo informar, aconselhar e apoiar o consumidor que se encontra em risco de incumprimento ou que já se encontra, de facto, a incumprir com as suas responsabilidades perante a banca.

Qualquer pessoa que precise de recorrer a estes serviços, que são gratuitos, poderá aceder-lhes por telefone – 253 639 700; por email – [email protected]; ou pessoalmente, junto da técnica dos serviços jurídicos Vânia Carvalho. A situação exposta será encaminhada para um jurista que, além de responder aos pedidos de informação, procura resolver o processo de reclamação através de mediação.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS