Quarta-feira, Setembro 22, 2021
21 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso propõe caminho alternativo para os peregrinos de São Bento...

Póvoa de Lanhoso propõe caminho alternativo para os peregrinos de São Bento da Porta Aberta

© CM Póvoa de Lanhoso

Está concluída a marcação de um caminho alternativo para os peregrinos que atravessam o concelho da Póvoa de Lanhoso na direção de São Bento da Porta Aberta.

Utilizando, maioritariamente, as estradas nacionais ou municipais do concelho da Póvoa de Lanhoso, milhares de pessoas dirigem-se, anualmente, ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, no vizinho concelho de Terras de Bouro, o que acontece sobretudo nesta altura do ano.

Principalmente pela falta de segurança, sobretudo para quem caminha à noite, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encetou contactos com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta com o propósito de obter autorização para utilizar a imagem de marca do caminho de São Bento, aplicada já em concelhos vizinhos, para sinalizar um itinerário alternativo no território Povoense.

Desde então, a Autarquia estudou um percurso que contempla estradas secundárias e caminhos rurais, evitando as movimentadas estrada nacional 310 e estrada nacional 103.

Feito esse levantamento, a Câmara Municipal já concluiu a marcação do caminho alternativo, que liga Santo Emilião a Serzedelo, numa extensão de aproximadamente 18 quilómetros, com o símbolo de São Bento da Porta Aberta (corvo com o pão no bico) e setas direcionais, tudo em azulejo, estando ainda em fase de conclusão a aplicação de dois painéis informativos que apelam à utilização deste caminho mais seguro e cómodo para os peregrinos.

As pessoas que utilizarem esta alternativa podem desfrutar do caminho, enquanto cumprem a sua motivação religiosa ou lúdica.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS