Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso promove I Jornadas Sociais

Póvoa de Lanhoso promove I Jornadas Sociais

DR

A Póvoa de Lanhoso vai organizar as I Jornadas Sociais, de 15 a 18 de maio, inseridas no programa “Maio Social”, a decorrer desde o início do mês e que termina a 31 de maio, Dia Mundial para a Diversidade Cultural, Diálogo e Desenvolvimento.

O objetivo das jornadas é “provocar reflexão que conduza à consciencialização dos vários atores sociais para o Desenvolvimento Social e para a importância que estes detêm junto do Poder Local e da comunidade”.

O primeiro dia será dedicado à família, com painéis que irão debruçar-se sobre o papel da família na atualidade e sobre políticas de concertação familiar, sendo ainda colocado enfoque na partilha de boas práticas de vários agentes que intervêm nesta área, quer a nível concelhio, quer distrital. Foram convidadas a participar técnicos de instituições que trabalham na promoção da qualidade de vida das famílias e na gestão de conflitos.

Tendo decorrido um ano desde que a Câmara Municipal assumiu a coordenação do NLI (Núcleo Local de Inserção) – no âmbito do processo de transferências de competências na área social – a autarquia considera “pertinente a realização de um balanço que analise o modo como todo o processo foi conduzido e o trabalho que o NLI está a desenvolver no concelho”.

Este procedimento será efetuado conjuntamente com a Segurança Social de Braga e será, também, o momento para o NLI apresentar os resultados referentes a 2022 e o Plano de Ação de 2023. Estes são os pontos agendados para a manhã do dia 16 de maio.

“Migrações: Quo Vadis?” é o tema dos debates que terão lugar no dia 17. Ainda neste dia, pelas 18:00, a Câmara Municipal irá apresentar ao tecido empresarial da área da construção civil o projeto pioneiro designado “Empresa Solidária“, no âmbito da Responsabilidade Social.

(In) Capacidades foi o tema escolhido pelo NLI para refletir, em conjunto com as instituições locais que trabalham as incapacidades e que visam promover a integração dos seus utentes, através de estratégias ajustadas às necessidades de cada um.

Neste dia também está prevista a apresentação de um projeto de Integração profissional no âmbito das incapacidades: “Projeto Valor In, valorizar Integrando”. Este é um projeto que pretende dar respostas a pessoas com deficiência e doença mental e propiciar o acesso a um nível de qualificação e capacitação que facilite a possibilidade da sua possível posterior integração no mercado de trabalho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES