Domingo, Maio 29, 2022
20 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso: Projeto CULTURA.IN desenvolve curta-metragem “Inquietação”

Póvoa de Lanhoso: Projeto CULTURA.IN desenvolve curta-metragem “Inquietação”

© CM Póvoa de Lanhoso

Dinamizado pelo Município da Póvoa de Lanhoso, o projeto CULTURA.IN encontra-se em pleno desenvolvimento, alcançando, até ao momento, 96 participantes, entre crianças e jovens, pessoas em situação de desemprego, idosos e pessoas com deficiência. A curta-metragem “Inquietação”, inspirada na figura identitária da Maria da Fonte, é o produto final deste processo.

No terreno está todo o trabalho de preparação, dividido em duas oficinas de aprendizagem e preparação: a primeira, direcionada à produção cinematográfica e audiovisual; e a segunda, referente a artes decorativas e caracterização de personagens.

A oficina de produção cinematográfica e audiovisual assenta na realização de ações de capacitação, maioritariamente em formato presencial, e na dinamização de três fóruns online.

Nos dias 15 e 22 de janeiro, um grupo de cinco crianças e jovens participou na ação de capacitação de produção, em formato presencial e online, tendo tido oportunidade de conhecer e interiorizar noções de análise de projeto. Seguiu-se, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a ação de capacitação de argumento/guião, em formato presencial, dirigida a uma turma de 12 participantes da Escola Profissional do Alto Ave, que abordou a narrativa na perspetiva da criação de uma história com voz própria, partindo, depois, para a criação do argumento e para a exploração do guião cinematográfico, o que veio a ser apreciado pelas crianças e jovens envolvidas no projeto, no primeiro fórum de capacitação que se concretizou online, no dia 26 de fevereiro. Este fórum procurou criar momentos de partilha transversal promotores do envolvimento dos/as participantes face a um objetivo comum.

A mesma turma da Escola Profissional do Alto Ave participou, entre os dias 2 e 18 de março, na ação de capacitação presencial de operação de câmara, que permitiu tomar contacto com as especificidades inerentes à produção audiovisual. Entretanto, uma turma de 28 participantes da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso beneficiou, entre 17 de fevereiro e 24 de março, da ação de capacitação de direção de fotografia, que desvendou aos/às participantes a possibilidade de experienciar o trabalho de uma equipa de imagem bem como noções de iluminação e metodologias do cinema. Os resultados das ações de capacitação de operação de câmara e de direção de fotografia foram transversalmente partilhados e debatidos, por todas as crianças e jovens envolvidos, no segundo fórum de capacitação, que aconteceu online, no dia 26 de março.

Simultaneamente, decorre a oficina de artes decorativas e caracterização de personagens, dinamizada pela Associação “Em Diálogo”, no espaço do Centro Comunitário do Vale do Cávado, e na qual participam com grande entusiasmo 51 pessoas, entre idosos, pessoas em situação de desemprego e pessoas com deficiência.

Previstas estão, ainda, a ação de capacitação de realização, nos dias 31 de março e 7 de abril, e a concretização do terceiro fórum de capacitação, a 9 de abril.

De lembrar que o CULTURA.IN é um projeto aprovado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, que tem associado um investimento total de 76.828,46 euros e conta com um apoio do FSE de 65.304,04 euros, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 85% do valor do investimento elegível.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS