Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso: Projeto CULTURA.IN capacita sobre produção cinematográfica e audiovisual

Póvoa de Lanhoso: Projeto CULTURA.IN capacita sobre produção cinematográfica e audiovisual

© CM Póvoa de Lanhoso

Ao longo de duas sessões, uma online e uma presencial, o primeiro grupo de participantes do programa CULTURA.IN, da Póvoa de Lanhoso, foi capacitado para conseguir desempenhar tarefas na ótica da produção de um projeto cinematográfico.

Composto por crianças e adolescentes, o grupo tomou conhecimento de aspetos como a estrutura que está por detrás de um filme, como as equipas e suas funções e como pensar em todas as necessidades que um guião exige, desde os primeiros momentos até o dia do arranque das filmagens.

Os participantes nesta Oficina 1 – Cinema & Audiovisuais analisaram ainda um projeto cinematográfico, estudando um guião e fazendo um primeiro levantamento sobre as necessidades logísticas, orçamentais e legais que este exigia.

De lembrar que a Autarquia da Póvoa de Lanhoso encontra-se a implementar o projeto CULTURA.IN, aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020. O produto final será uma curta‐metragem, retratando a figura histórica identitária da Maria da Fonte.

O projeto pressupõe a mobilização e inspiração das pessoas participantes, tendo como ponto de partida uma figura identitária comum, a Maria da Fonte, que encerra em si características de força, determinação, luta, perseverança, espírito crítico e cidadania, numa construção partilhada.

Pressupõe ainda contextos de experimentação de práticas, através das diferentes oficinas de aprendizagem e de preparação, que serão a base para a concretização de uma curta‐metragem.

O projeto CULTURA.IN tem associado um investimento total de 76.828,46 euros e conta com um apoio do FSE de 65.304,04 euros, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 85% do valor do investimento elegível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS