Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso oferece estátua da Maria da Fonte à comunidade de...

Póvoa de Lanhoso oferece estátua da Maria da Fonte à comunidade de Fontarcada

CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai disponibilizar uma estátua da Maria da Fonte à população de Fontarcada, para colocar naquela freguesia, que está intimamente associada à conhecida revolta.

“A ideia ganhou forças através de um grupo de cidadãos, que sensibilizou a Autarquia, o que reforçou a vontade antiga de colocar uma estátua na freguesia da heroína. Falta apenas a definição do local onde ficará”, refere o Município da Póvoa de Lanhoso.

Em 1968, um grupo de povoenses residentes na diáspora, deu início a uma subscrição pública para custear a desejada estátua através do jornal “Maria da Fonte” (que, em julho de 1970, já acumulava a considerável soma de 37.999$00). Contudo, só ao fim de 10 anos a estátua da heroína, da autoria do escultor Jorge Ulisses, foi inaugurada (15 de agosto de 1978).

A estátua, da autoria de Jorge Ulisses, foi originalmente colocada no centro da Vila da Póvoa de Lanhoso, onde, em 1846, se localizavam os Paços do Concelho, palco de muitos dos acontecimentos da revolta das mulheres de Fontarcada. Esta estátua viria a ser substituída pela que atualmente reproduz a imagem de Augusto Távora, no ano de 1996.

De lembrar que, ao longo do presente ano de 2021, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encontra-se a promover um conjunto de atividades que assinalam os 175 anos da Revolta da Maria da Fonte.

É no dia 23 de março de 1846 que se dá o enterramento tumultuoso de Custódia Teresa, em Fontarcada, primeiro ato de revolta da população contra o poder instituído. Em defesa das crenças e valores da comunidade, saíram as mulheres à rua, elevando a voz a um grito que se perpetuou pela liberdade.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS