Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioCulturaPóvoa de Lanhoso: Lotação esgotada no arranque do XVII CONTE – Ruy...

Póvoa de Lanhoso: Lotação esgotada no arranque do XVII CONTE – Ruy de Carvalho

© CM Póvoa de Lanhoso

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso registou lotação esgotada na apresentação da peça inaugural do XVII Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho, no passado sábado, dia 5 de fevereiro.

O arranque do certame englobou a abertura da exposição “CONTE Ruy de Carvalho – O Patrono”, uma mostra retrospetiva da presença do ator neste evento, numa altura em que se encontra a celebrar 80 anos de carreira. É essa comemoração que justifica a alteração, a partir de 2022, da designação da principal competição nacional de teatro associativo para passar a incluir o mais importante nome do teatro português.

O Concurso Nacional de Teatro é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA). O grupo Teatro Sem Dono, com a fábula “Em busca do tesouro”, foi o primeiro a subir ao palco da competição, na qual nove companhias de todo o país apresentam os seus espetáculos.

O certame conta com 12 prémios, sendo de destacar o Prémio Ruy de Carvalho para a melhor produção: Melhor Desenho de Luz [Prémio Orlando Worm]; Melhor Cenografia [Prémio João Barros]; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Ambiente Sonoro; Melhor Interpretação Principal Feminina; Melhor Interpretação Secundária Feminina; Melhor Interpretação Principal Masculina; Melhor Interpretação Secundária Masculina; Melhor Encenação; Prémio Prestígio Personalidade; Prémio Maria da Fonte [Júri Popular]; e Prémio Ruy de Carvalho [Melhor Produção].

Os espetáculos realizam-se sempre no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, pelas 21h45. De modo a garantir o máximo de segurança do público, a organização privilegia a reserva prévia de lugares, sendo necessário, quer para crianças quer para adultos, apresentar o certificado de vacinação, de recuperação ou, na falta destes, teste negativo à COVID-19.

O CONTE termina no dia 12 de março, com a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, a partir das 21:00 (acesso por convite).

Informações e reservas para [email protected]

Próximos espetáculos:

 Sexta-feira, 11 de fevereiro, 21:45

  • Os Plebeus Avintenses – “Quem espera”

Sábado, 12 de fevereiro, 21:45

  • A.COM.TE.SER – “Três em lua de mel”

Sexta-feira, 18 de fevereiro, 21:45

  • Teatro das Balugas – “Raposos”

Sábado, 19 de fevereiro, 21:45

  • Duplaface – “Alguém terá de morrer”

Sexta-feira, 25 de fevereiro, 21:45 

  • Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares Teatro Vitrine – “Amor Incondicional”

Sábado, 26 de fevereiro, 21:45 

  • Teatro Nova Morada – “A casa de chocolate”

Sexta-feira, 04 de março, 21:45 

  • Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar – “Falar verdade a mentir”

Sábado, 05 de março, 21:45

  • Gatem – Espelho Mágico – “Alice no País das Maravilhas”

Sábado, 12 de março, 21:00

  • Cerimónia de Encerramento e entrega de prémios

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS