Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso intervencionou 554 ninhos de vespa asiática

Póvoa de Lanhoso intervencionou 554 ninhos de vespa asiática

© CM Póvoa de Lanhoso

No ano de 2023, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, em articulação com o Serviço Municipal de Veterinária, intervencionou 554 ninhos de vespa asiática.

“No ano passado, e devido a uma conjugação de fatores, verificou-se um aumento do número de avistamentos de vespa asiática um pouco por todo o país e o concelho da Póvoa de Lanhoso não foi exceção. Nesse sentido, foram 685 as notificações recebidas pelos serviços municipais, mas apenas 554 se confirmaram como sendo ninhos de vespa asiática”, refere a Câmara Municipal.

Em comunicado, a Autarquia sublinha que atualmente, na Póvoa de Lanhoso, “os ninhos são intervencionados através da inoculação de um biocida próprio para o efeito. Este método permite uma maior eficácia e celeridade na intervenção, contudo, os ninhos mantêm-se no local até à sua queda natural”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso já se encontra no terreno a implementar e a operacionalizar a rede de armadilhas existente pelo concelho, com o objetivo de “capturar as vespas fundadoras que venham a vigorar no próximo ciclo biológico”.

Os ninhos de vespa asiática podem ser de grandes dimensões, redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, mas também em qualquer outro local.

Todos os avistamentos de vespas ou de ninhos (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados para 253 639 700 ou para o e-mail [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES