Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso inaugura Centro de Convívio em Sobradelo da Goma

Póvoa de Lanhoso inaugura Centro de Convívio em Sobradelo da Goma

© Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso inaugurou o 13.º Centro de Convívio da rede municipal. A abertura deste espaço, em Sobradelo da Goma, encontra-se na antiga escola primária da freguesia, que foi revitalizada e colocada assim à disposição da comunidade.

O presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, destacou, na oportunidade, que a qualidade do trabalho que é desenvolvido através dos Centros de Convívio “é um contributo relevante para a consolidação da boa reputação da Póvoa de Lanhoso como Município, que, juntamente com entidades parceiras, presta uma atenção muito especial às questões sociais”.

“O efeito é muito positivo. As pessoas aderem, gostam, querem participar. Estamos no caminho certo”, considerou Frederico Castro. O objetivo é, portanto, continuar a alargar esta rede e a freguesia de Garfe será a próxima a acolher este tipo de resposta municipal. “Queremos continuar a fazer este trabalho para fazer chegar este serviço a todas as pessoas, para que todos tenham a mesma oportunidade de usufruir desta mais-valia nas suas vidas e para que consigamos todos fazer esse caminho, em conjunto, nos próximos anos”, considerou o presidente da Câmara Municipal.

Já o presidente da Junta apelou, na sua intervenção, ao empenho coletivo para que o Centro de Convívio seja “uma mais-valia” não apenas para a freguesia como também para toda a rede municipal. De entre outras considerações, Abílio Rodrigues agradeceu à Câmara Municipal por “permitir este passo no desenvolvimento de Sobradelo da Goma e da qualidade de vida das suas gentes, principalmente, das mais idosas”.

Para além da vereadora e dos vereadores do Executivo de Frederico Castro, o presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, e o Arcipreste e Pároco, padre Albino Carneiro, que procedeu à bênção do espaço, também marcaram presença nesta inauguração.

O Centro de Convívio de Sobradelo da Goma irá funcionar às segundas-feiras, das 09:30 às 11:00, e às quartas-feiras, das 14:30 às 16:30. Para já, esta resposta conta com cerca de 30 pessoas inscritas, que, tal como nos restantes centros de convívio da rede municipal, irão dispor de dinâmicas relacionadas com música, dança, ginástica geriátrica, hidroginástica, manualidades, ações de sensibilização e informação e comemorações temáticas.

De acordo com a vereadora com o Pelouro dos Seniores, Fátima Moreira, para além de “dinamizadores de atividades focadas na promoção de um envelhecimento saudável e de uma vida com mais qualidade e feliz”, os Centros de Convívio também “constituem uma rede de proximidade, que, através da respetiva equipa multidisciplinar, está atenta e preparada para auxiliar nas situações que possam ser sinalizadas pelas próprias pessoas utentes”. “Ninguém pode ficar sozinho, ficar ignorado, ficar esquecido. Temos essa responsabilidade de olhar à nossa volta e, mesmo que não seja um problema connosco, de trazer essa preocupação aos técnicos”, disse.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES