Sábado, Janeiro 29, 2022
16.1 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso: Garfe volta a acolher Aldeia dos Presépios

Póvoa de Lanhoso: Garfe volta a acolher Aldeia dos Presépios

© Rui Azevedo

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as entidades parceiras de Garfe apresentaram a 20ª edição da Aldeia dos Presépios, que arranca já no próximo domingo, dia 12 de dezembro, patente até dia 9 de janeiro de 2022. 

“A Aldeia dos Presépios vai ter um programa muito interessante, apesar das limitações a que estamos sujeitos. Felizmente, temos a possibilidade de a realizar, por força das características de ser realizada ao ar livre e dispersa por toda a freguesia”, salientou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, na apresentação deste evento. O autarca reconheceu que esta iniciativa é já “uma imagem de marca muito forte do concelho”, nesta época festiva.

O programa prevê, no dia 12, pelas 14:30, a inauguração de um monumento que assinala os 20 anos da Aldeia dos Presépios e que fica localizado numa das rotundas da freguesia. Para o padre Luís Fernandes, este era um desejo seu e da maioria do povo de Garfe, visando que se “perpetuasse a Aldeia dos Presépios e não fosse importante apenas na altura do Natal”. Os 20 presépios desta edição trazem muitas novidades e alguns deles mudaram de local. Para além destes presépios, existirão outros elaborados pelos garfenses, numa exposição, no salão paroquial.

No dia 19, às 9:30, começa a Caminhada dos Presépios pela freguesia de Garfe. “É uma excelente oportunidade para as pessoas poderem circular pela freguesia, conhecer os presépios e realizar um ótimo programa familiar. As pessoas podem trazer o almoço, visto que teremos um local improvisado para esse fim”, sugeriu mesmo o presidente da Câmara Municipal.

Para além de Frederico Castro e do padre Luís Fernandes, estiveram ainda presentes na apresentação da Aldeia dos Presépios, no dia 9 de dezembro, nos Paços do Concelho, os vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves e o presidente da Junta de Freguesia de Garfe, Paulo Ferreira.

De acordo com o vereador do Turismo, as propostas que seriam dinamizadas este Natal foram canceladas devido às novas restrições decorrentes do contexto pandémico que entraram em vigor no dia 1 de dezembro. “Teríamos variadíssimas iniciativas, que iriam estar centradas na Praça Eng. Armando Rodrigues, na vila. O frio e a chuva provocam sempre algum desconforto e nós teríamos numa tenda, um conjunto de atividades muito vocacionado para as crianças com teatro, música e atuações diversas, de forma a que as crianças, durante a semana, pudessem visitar o Pai Natal, mas isso infelizmente não será possível fazer. Vamos ter alguns apontamentos musicais, mas são situações que vão de encontro a dar alguma alegria, porque o Natal é isso, é vida, alegria e esperança e vamos fazer com quem essa época seja colorida”, assegurou Ricardo Alves.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS