Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso celebra Dia da Proteção Civil

Póvoa de Lanhoso celebra Dia da Proteção Civil

© CM Póvoa de Lanhoso

No próximo dia 2 de março, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e demais agentes da Proteção Civil do concelho promovem uma exposição de meios, designada “Quartel aberto”. É desta forma que se pretende assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil (1 de março).

Esta mostra realiza-se na Praça Eng. Armando Rodrigues, no período da manhã. A receção das entidades e pré-posicionamento de meios está marcada para as 09:00. A sessão de abertura oficial está marcada para as 09:30 e a população está convidada a visitar o local e a inteirar-se dos recursos e equipamentos de que os diversos agentes locais de Proteção Civil dispõem de forma a melhor socorrer e prevenir ocorrências. A sessão de encerramento está prevista para as 13:00.

O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

A Proteção Civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal, comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS