Sábado, Julho 24, 2021
20.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoCâmara avança com remoção de amianto na Escola Secundária da Póvoa de...

Câmara avança com remoção de amianto na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal anunciou hoje que já adjudicou os trabalhos de remoção de amianto da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, intervenção que “deverá começar dentro de pouco tempo”.

“Esta é uma intervenção necessária e há muito tempo desejada por se tratar de uma preocupação de saúde pública. A sua realização só peca por tardia”, refere o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. Esta empreitada engloba um valor global de 33.472,65€ (sem IVA) e o prazo de execução desta obra será de 90 dias.

“De destacar que as referidas instalações estão sob alçada do Estado, não sendo, por isso, da responsabilidade direta da Autarquia”, sublinha o autarca.

A remoção e substituição das estruturas com amianto será executada no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Ministério da Educação, no quadro de um programa nacional (financiado por fundos comunitários), o qual abarca estabelecimentos da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, que estão no âmbito das competências da administração local ou da administração central.

De acordo com o Despacho n.º 6573-A/2020, que identifica equipamentos escolares para intervenções de remoção e substituição do amianto, o Programa de Estabilização Económica e Social (aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 7 de junho), bem como o Programa Nacional de Reformas (aprovado em Conselho de Ministros de 27 de abril de 2017), previam a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas, respondendo de forma definitiva a uma preocupação de saúde pública.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS