Terça-feira, Abril 22, 2025
17.3 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso assinalou Dia das Vítimas da Estrada com simulacro

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia das Vítimas da Estrada com simulacro

Iniciativa envolveu motociclistas do Vespa Clube e do Moto Clube Maria da Fonte.

© CM Póvoa de Lanhoso

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinalou-se no domingo, 17 de novembro, e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se a esta data com a realização de um simulacro rodoviário na Estrada Nacional 103, em Serzedelo.

“O objetivo principal é alertar para os perigos tentando inverter a tendência de aumento da sinistralidade nas estradas portuguesas. Segundo fontes oficiais, nos últimos dez anos, o número de acidentes aumentou 22% e as mortes subiram 3,4%. Só nos primeiros seis meses deste ano, houve mais de 17 mil acidentes rodoviários no país, que provocaram 214 vítimas mortais”, refere a Câmara da Póvoa de Lanhoso.

A iniciativa foi promovida pela Autarquia, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, e contou com a colaboração dos Agentes de Proteção Civil local.

© CM Póvoa de Lanhoso

Nesta ação de sensibilização participou a vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, o coordenador municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, a 2.º comandante sub-regional do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Celina Oliveira, o adjunto de comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Vitor Coelho, bem como o comandante do Posto Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso, António Silva.

“Este ano, a recriação do acidente envolveu um motociclista para chamar à atenção para o uso dos equipamentos de proteção, como é o caso do capacete e do fato de proteção. Este cenário, revestiu-se de grande autenticidade, o que foi determinante para o que se pretendia com esta ação: alertar e sensibilizar para uma condução segura e para os cuidados a ter em conta na estrada”, refere a Autarquia.

Neste evento estiveram ainda representantes do Vespa Clube e do Moto Clube Maria da Fonte.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES