Domingo, Setembro 25, 2022
13.9 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso assinala 730 anos da Carta do Foral

Póvoa de Lanhoso assinala 730 anos da Carta do Foral

CM Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso assinala o dia 25 de setembro um dos dias maiores do concelho com um conjunto de propostas diversificado que pretende evocar os 730 anos da Carta do Foral.

O programa vai começar a cumprir-se logo ao início da manhã, pelas 09:30 com a cerimónia do hastear da bandeira e uma sessão solene nos Paços do Concelho, pelas 10:00, que serão alvo de transmissão em direto no canal Youtube do Município.

Entretanto, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, inicia-se, pelas 09:00, mais uma edição do Mercado da Terra e uma Caminhada do Dia do Concelho.

Além da sessão solene e formal evocativa desta data, o Dia do Concelho é também ensejo para o município lembrar e reconhecer o trabalho desenvolvido por individualidades e entidades pela preponderância do seu papel na sociedade, e ou, pelos contributos que possam ter acrescentado nas mais variadas áreas.

O ator povoense Lino Gravia será homenageado a título póstumo, pelas 11:00, no Pátio dos Artistas, localizado no Largo Barbosa e Castro. Deste momento, que estará a cargo do Grupo Cénico Povoense, fará parte uma performance teatral, evocando uma vida inteira dedicada ao teatro amador.

Da agenda deste diversificado programa consta a inauguração da pavimentação e melhoramentos do Campo de Futebol de Serzedelo, pelas 15:00.

Pelas 16:30, será lida a Carta do Foral que, nos remotos anos de 1292, o rei D. Dinis, outorgou aos povoenses. “Dois Alcaides e um Representante da Corte enviado por D. Dinis” vão subir ao Pelourinho improvisado na Praça Eng.º Armando Rodrigues para evocar este momento, 730 anos depois. Antes e depois deste momento histórico haverá lugar para animação por um grupo musical Povoense.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS