Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso apoia famílias e estudantes com oferta de cadernos de...

Póvoa de Lanhoso apoia famílias e estudantes com oferta de cadernos de fichas

© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai oferecer os livros de fichas a todos os alunos e a todas as alunas que frequentam o 1º ciclo do ensino básico no concelho.

Assim, as crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade terão, de forma gratuita, os livros de atividades das áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês. Estes cadernos serão entregues no início do próximo ano letivo (2022/2023), nas escolas.

Esta medida representa mais um apoio que a Autarquia disponibiliza às famílias povoenses com crianças em idade escolar, ao contribuir para libertar os respetivos orçamentos para outras necessidades.

De lembrar que o 1º ciclo do ensino básico já é abrangido pelo regime de gratuitidade dos manuais escolares, os quais são assegurados pelo Ministério da Educação, devendo os/as encarregados/as de educação aceder à plataforma Mega, para resgatar os vouchers respetivos.

O apoio da autarquia também se estende à escola inclusiva. Em articulação com os Agrupamentos de Escolas, as crianças abrangidas recebem de forma gratuita os manuais, o material escolar e as tecnologias de apoio tidas por necessárias e adequadas.

No capítulo da Educação, o apoio da Autarquia passa ainda por assegurar, no âmbito das diferentes modalidades da ação social escolar, as refeições escolares (desde o pré-escolar até ao ensino secundário), as Atividades de Animação e Apoio às Famílias e o transporte escolar para todos os alunos e todas as alunas desde o pré-escolar ao ensino secundário. No que se refere aos auxílios económicos, a Câmara Municipal vai comparticipar as visitas de estudo a realizar em contexto escolar para alunos com escalão 1 e 2 do abono de família, de acordo com os valores definidos na legislação.

Em 2022/2023, a autarquia da Póvoa de Lanhoso vai dar continuidade ao Programa da Fruta Escolar e, decorrente da descentralização de competências, o Município vai disponibilizar o leite escolar. A transferência de competências para os Municípios é também a principal razão para que, a partir do próximo ano letivo, as Atividades de Enriquecimento Curricular passem a ser da responsabilidade da Autarquia, através de um serviço que será prestado pela EPAVE em resultado da assinatura de um contrato-programa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS