Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioCulturaPóvoa de Lanhoso acolhe conferência “Maria da Fonte no Minho: mulher e...

Póvoa de Lanhoso acolhe conferência “Maria da Fonte no Minho: mulher e imaginário”

CM Póvoa de Lanhoso

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe, no próximo dia 21 de maio, às 21:00, a conferência “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, no âmbito do programa comemorativo dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a dinamizar durante este ano.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Esta conferência também terá transmissão online através da página de facebook do Município da Póvoa de Lanhoso.

“A conferência de 21 de maio, proferida por Armando Malheiro, subordina-se ao tema ‘Maria da Fonte no Minho: mulher e imaginário’ e tem como propósito fazer uma abordagem mitanalítica que casa de alguma maneira com a abordagem que se pode e deve fazer do episódio a partir da Literatura, mas que visa ir mais além da simbólica dos textos para chegar à simbólica do imaginário coletivo. E, neste sentido, aborda-se a derivação do messianismo ao milenarismo/populismo. Sendo este tópico importante e pertinente hoje, sobretudo quando o termo populismo anda conotado com movimentos e expressões de ‘extrema-direita’ e de fascismo. Paradoxal apropriação quando sabemos que o populismo emergiu no século XVIII, século das Luzes e da Razão e do lema revolucionário e triádico Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, refere a Autarquia de Póvoa de Lanhoso.

Esta conferência irá, assim, contar com a participação de um painel de investigadores, constituído pelo historiador Armando Malheiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigador do CETAC, por José Cândido de Oliveira Martins, professor associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, e por José Abílio Coelho, historiador e investigador da Póvoa de lanhoso. A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente na Universidade do Minho.

A participação nesta sessão é gratuita, contudo, por razões de segurança sanitária, deverá ser realizada uma inscrição através do e-mail [email protected] ou através do site www.minhoin.com. As inscrições são limitadas, assegurando as recomendações e regras da Direção-Geral da Saúde na prevenção da Covid-19.

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove este ciclo de conferências, no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS