Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.7 C
Braga
InícioCulturaPosto de Turismo de Braga expõe mostra etnográfica

Posto de Turismo de Braga expõe mostra etnográfica

© CM Braga

O Posto de Turismo de Braga recebe, até dia 21 de novembro, a exposição da mostra etnográfica do Rancho Folclórico São João Baptista de Nogueira, alusiva ao Outono e São Martinho.

O Rancho Folclórico São João Baptista de Nogueira foi fundado em fevereiro de 1994, tem 60 elementos e pretende promover a cultura popular do Baixo-Minho. O grupo promove os usos e costumes do Baixo Minho onde apresentam os trajes mais usados na região de Braga, como de Capotilha, de Encosta, de Ribeira, do Valdeste e com a variante de Sequeira. Apresenta ainda a ruralidade da cidade com os respectivos trajes de cotio. A ronda, das mais características, é constituída por concertinas, cavaquinhos, violas, bombo e ferrinhos. Usam-se ainda as castanholas e castanhetas, conforme a zona de recolha das danças que constituem o seu programa: chulas, malhões, viras, polcas e gotas.

Na pequena exposição podem ver-se peças alusivas ao Outono e ao São Martinho que representam essa estação do ano. O traje comum do Minho, o traje de lavradeira ou ribeira encontra-se na exposição e era usado ao longo de todo ano, assim como um outro agasalho. Os lenços de lã em merino ao peito, bem como na cabeça, um xaile de pelúcia. O ouro indispensável na mulher minhota, demonstrando as suas posses. Nos restantes utensílios observamos algo que poderia ser facilmente encontrado numa casa rural minhota, no início do séc. XX: um pote, uma malga, um garrafão de vinho. 

Além destes objetos, também se encontram castanhas e “maçãs da loja” que são alusivas a esta época. É nesse sentido que o Rancho Folclórico São João Baptista de Nogueira dá a conhecer aos visitantes sobre as vivências de outros tempos. 

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS