
Portugal já conta com três medalhas nos Paralímpicos de Paris. Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves conquistaram o ouro enquanto Diogo Cancela ganhou o bronze.
Miguel Monteiro conquistou o ouro no lançamento do peso F40, com a marca de 11,21 metros, recorde paralímpico. Portugal não alcançava uma medalha de ouro nesta competição desde o ano 2000, precisamente quando Miguel Monteiro nasceu. Detentor do título de recordista do mundo, o atleta, natural de Viseu e treinado por João Mendes, conquista, assim, a sua segunda medalha em Jogos Paralímpicos, depois do bronze alcançado em Tóquio 2020.
Diogo Cancela conquistoua medalha de bronze nos 200 metros estilos SM8 de natação. O nadador português percorreu a distância em 2:23.64 e assegurou o terceiro lugar do pódio.
Cristina Gonçalves sagrou-se campeã paralímpica em individuais BC2 de boccia com uma vitória incontestável na final contra a coreana Soyeong Jeong por 4-1 alcançada na Arena Paris Sul. Esta é a quarta medalha paralímpica de Cristina Gonçalves depois do ouro em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e bronze no Rio 2016, todas na vertente de equipas.