Quinta-feira, Abril 18, 2024
13.4 C
Braga
DesportoBocciaPortugal conquista dois pódios coletivos de Boccia nos Paralímpicos Europeus

Portugal conquista dois pódios coletivos de Boccia nos Paralímpicos Europeus

© David Barros/CPP

Portugal conquistou, este domingo, duas medalhas de bronze nas disciplinas coletivas de pares BC4 e equipas BC1/BC2 de Boccia, nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que estão a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos. São sete as medalhas portuguesas na competição até ao momento, alcançadas nas modalidades de Boccia e Judo.

Carla Oliveira e Nuno Guerreiro começaram o dia com uma derrota frente à Ucrânia por 7-2 nas meias finais, mas asseguraram o terceiro lugar do pódio em pares BC4 com uma vitória por 4-3 sobre a Hungria no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

“Foi uma grande prestação. O grande objetivo seria o ouro para garantir a passagem para Paris’2024 mas não sendo possível alcançamos o bronze e estamos muito satisfeitos com essa concretização. Agora é continuar a investir o nosso tempo, a nossa dedicação e o nosso foco naquilo que queremos que é atingir o mais alto rendimento e o mais alto nível”, afirmou a capitã de equipa, Carla Oliveira, que somou esta medalha de bronze ao ouro conquistado ontem em individuais BC4.

A equipa BC1/BC2 composta por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves perdeu na meia final com os Países Baixos por 7-3 e na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares levou a melhor sobre a França com uma vitória por 8-1 que valeu a medalha de bronze para Portugal.

“A equipa esteve bem ao longo da competição. O nosso objetivo era a final, mas fomos à luta e conseguimos a medalha de bronze. Esta é uma equipa renovada, temos uma boa coesão e vamos fazer o nosso trabalho cada vez melhor”, referiu o capitão André Ramos que se despede da competição com duas medalhas, depois do bronze alcançado ontem em individuais BC1.

O par BC3, composto por Ana Sofia Costa e José Gonçalves, esteve também na luta pelas medalhas mas foi derrotado pela Grécia por 3-2 no jogo de disputa pelo bronze, depois de ter sido superado pela República Checa nas meias-finais com o resultado de 7-0.

A equipa portuguesa de Boccia aterra esta segunda-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 19:25. Os atletas que conquistaram cinco medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus viajam de Amsterdão para a capital portuguesa no voo TP675.

Portugal conta já com sete medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia assegurou a prata em individuais BC2 de boccia. As medalhas de bronze foram asseguradas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro e pela equipa BC1/BC2 constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves.

A participação portuguesa nos Campeonatos Paralímpicos Europeus recomeça no dia 15 de agosto na modalidade de badminton.

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas – que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES