A Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, vai acolher no domingo, dia 11 de agosto, um concerto inserido na programação do Porto Pianofest – Festival Internacional de Música do Porto, com início pelas 17:00 e entrada livre.
A 9.ª edição do festival internacional de música vai percorrer as cidades do Porto, Vila Nova de Famalicão e Matosinhos, com duas dezenas de concertos, na sua maioria, em espaços culturais portuenses.
A programação do Porto Pianofest 2024 inclui artistas consagrados e futuras estrelas do mundo da música e o concerto que decorrerá na Fundação Cupertino de Miranda não será exceção.
No domingo, o auditório famalicense vai acolher o “PPF em Digressão” que consiste no concerto final dos participantes das Residências Artísticas e das Masterclasses desta edição do festival, numa partilha do trabalho desenvolvido pelos jovens pianistas e pianistas-compositores, ao longo destes programas de ensino.
Neste concerto, de entrada livre, o diretor artístico do festival, Nuno Marques, irá apresentar cada um dos artistas, falar um pouco sobre o seu percurso e apresentar o repertório que vai ser tocado. “É uma honra para o festival apoiar a pujante cena cultural que existe em Vila Nova de Famalicão e levar os nossos participantes internacionais a conhecer o país e levar a sua música fora dos principais centros urbanos”, refere a organização a propósito desta iniciativa descentralizada do festival.
O Porto Pianofest, que vai na 9.ª edição, tem direção artista de Nuno Marques e foi fundado em 2016 por este e pela pianista-compositora americana Mariel Mayz, resultando de uma produção conjunta com Câmara Municipal do Porto. O evento, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, tem vindo a apresentar, desde a sua primeira edição, destacados artistas internacionais, tais como Artur Pizarro, Stars of American Ballet, Alexander Kobrin, Judith Jauregui, Olga Prats, Orquestra Jazz de Matosinhos, João Paulo Esteves da Silva, António Victorino D’Almeida, entre outros.
Esta é a quarta vez que o festival tem passagem por Vila Nova de Famalicão, em colaboração com o Município de Famalicão e a Fundação Cupertino de Miranda.