O funcionamento de um carro requer o uso de todos os filtros. Por norma, os veículos já estão equipados com filtros de limpeza de óleo, filtro de combustível e filtro de ar, a fim de eliminar todos os sólidos prejudiciais que ameaçam entrar no motor.
Os filtros internos servem para fazer a limpeza do ar dentro da cabine do carro, mas cabe a cada dono saber que o filtro de combustível é um dos componentes imprescindíveis do motor de combustão interna.
Todo o tipo de combustível que abastece o depósito do carro exige uma purificação complementar. Já em si, o combustível possui uma percentagem de impurezas indesejadas e é por isso que o filtro de combustível as consegue eliminar antes de estas entrarem na linha de combustível. Assim, o filtro de combustível consegue diminuir expressivamente o risco do motor entupir, assim como prolonga o seu tempo de vida.
Para um carro trabalhar em segurança e sem falhas, é preciso o combustível ser limpo para garantir o seu bom funcionamento. A ausência de filtro leva a que o motor seja contaminado, o que implica o seu andamento. Daí, é preciso ter em conta a escolha de um filtro de combustível e substituí-lo periodicamente.
Os filtros de combustível previnem a criação de corrosão, assim como a sua entrada no sistema de combustível, uma vez que são criados em metal com um revestimento anti-corrosão bilateral. Outro fator a ter em conta é a construção inteiramente hermética dos filtros de combustível, que impedem possíveis fugas e o risco de incêndio.
E porque um carro requer mais do que filtros de combustível, os condutores também podem comprar filtros hidráulicos, filtros de óleo e filtros de interiores.
Como saber se o filtro de combustível apresenta falhas?
- O filtro encontra-se sujo;
- Sofreu danos mecânicos;
- Tem as vedantes e juntas danificados.
Sinais de avaria do filtro de combustível
- O motor demora a arrancar;
- Consome mais combustível do que o normal;
- O motor rende menos;
- O motor funciona erraticamente em todas as maneiras;
- O motor demora a arrancar;
- Ausência de ignição;
- A caixa de mudanças muda de forma incorreta.
Causas de avaria
- Uso de combustível de fraca qualidade;
- O motor está frequentemente em standby;
- Deteção de partículas estranhas no tanque de combustível;
- Filtro instalado incorretamente;
- Separação do vedante de borracha do filtro.
Diagnóstico
Para fazer um bom diagnóstico, o filtro tem de ser averiguado com frequência, preferencialmente a cada 10 mil quilómetros. Os fabricantes de sistemas de fornecimento de combustível garantem, em média, um tempo de 50 mil a 60 mil quilómetros, no entanto, é preferível mudar os filtros com o dobro da frequência para assegurar o bom funcionamento do sistema.
Reparação e substituição
Apesar de simples, é recomendável serem os especialistas a realizarem a substituição do filtro de combustível.
Para a sua substituição, os condutores devem ter em conta:
- Os procedimentos as substituições devem ser feitos numa sala quente;
- Tenha em conta a fragilidade das peças do sistema de combustível;
- Tenha em conta a localização do filtro de combustível: Nos carros a gasolina, o filtro está no tanque, junto à bomba, enquanto que nos carros a gasóleo, o filtro está sob o capô, na parte lateral superior do motor;
- Previna acidentes: não fume e areje a divisão.