População Sénior de Lamas reunida em Almoço de Natal
Sexta-feira , Setembro 18 2020 Periodicidade Diária nº 2578
Principal / Freguesias / População Sénior de Lamas reunida em Almoço de Natal

População Sénior de Lamas reunida em Almoço de Natal

Como tem sido habitual ao longo dos anos, a Fábrica da Igreja de Lamas, com o apoio da Junta de Freguesia, organizou este sábado o tradicional Almoço de Natal para os seniores da freguesia. Cerca de 75 reformados e pensionistas participaram na iniciativa que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques.

João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, explicou que a Fábrica da Igreja é um grande parceiro da Junta, uma vez que é nesta altura do ano que organiza um dos eventos mais importantes para a população sénior. “A Fábrica da Igreja é um parceiro importante da Junta de Freguesia porque ela permite aos idosos ter este momento e eles estão sempre à espera deste dia para também conviverem um pouco. A Fábrica da Igreja confeciona todo o almoço e a Junta suporta as despesas. Posteriormente, a Junta dá-lhes um apoio porque é meritório do seu trabalho”, esclareceu João Alves.

De acordo com Henrique Oliveira, membro da Fábrica da Igreja de Lamas, a realização deste convívio também se deve à ajuda da Junta e dos voluntários que se disponibilizam para ajudar. “Este evento é realizado há muitos anos. A Fábrica da Igreja dá simplesmente a logística mas precisa sempre de muitos voluntários e, felizmente, nesta freguesia há muitos, começando pelas cozinheiras que tratam do almoço e nós limitamo-nos a servir e a apoiar as pessoas com a ajuda da Junta de Freguesia que acaba por nos apoiar economicamente”, ressalvou Henrique Oliveira.

Para Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, é sempre um prazer voltar a Lamas, uma vez que viveu durante anos na freguesia. “É um duplo prazer voltar às origens porque tenho aqui a ascendência da minha mãe, nomeadamente da minha avó materna, e vivi aqui uns anos com a minha avó e é sempre bom regressar. É também um prazer estar reunido com a comunidade da Lamas que é uma comunidade muito particular, as pessoas são muito próximas, são solidários e aproveitam o Natal para reunir os mais experientes à volta de uma mesma mesa e isto é sempre um motivo de aprendizagem, partilha e proximidade”, referiu o autarca, que aproveitou a ocasião para “desejar à popualção de Lamas e a todos os bracarenses um Natal Feliz junto dos seus familiares”.

O bacalhau, as batatas e as couves cozidas fizeram as delícias dos reformados e pensionistas num ambiente de festa.