A Paróquia de São Martinho de Friastelas, em Ponte de Lima, vai abençoar os animais a 12 de janeiro, às 15:00, na Festa de Santo Antão.
“Já é tradição, a 17 de janeiro, na festa de Santo Antão, advogado dos animais, num espaço próximo à Praça São Pedro, no Vaticano, se transformar numa grande quinta improvisada. Vacas, cabras, galinhas, coelhos e patos, por exemplo, são levados para serem abençoados. São centenas de agricultores que se reúnem no Vaticano para festejar Santo Antão e pedir a bênção tão desejada”, referiu Paulo Dias, pároco de Friastelas.
Santo António do Egipto, também assim chamado, tem sido invocado pelos seus devotos contra as doenças da cabeça e a ele são-lhe atribuídos muitos milagres, mas em janeiro, a festa é marcada pela presença dos animais domésticos.
“Neste ano o dia 17 de janeiro dá-se numa sexta-feira, mas a Paróquia de São Martinho de Friastelas dedica-lhe uma festa no domingo anterior, 12 de janeiro. De manhã, às 09:00, é celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz e de tarde, às 15:00, os devotos de Santo Antão reúnem-se com os seus animais na Capela do Senhor da Saúde. Depois de escutada e meditada a Palavra de Deus, as preces elevam-se aos céus, é feito o clamor a Santo Antão e é concedida a bênção aos animais, por intermédio de Santo Antão. Depois de ter dado vida a este sacramental da Igreja Católica nas paróquias onde esteve 15 anos, no arciprestado de Caminha, vamos reanimar esta bela tradição da piedade católica em Friastelas”, informou o pároco.