Sexta-feira, Junho 21, 2024
13.4 C
Braga
PaísPolitécnico de Viana do Castelo quer levar sarrajão às cantinas escolares do...

Politécnico de Viana do Castelo quer levar sarrajão às cantinas escolares do país

O “Blue Project” nasceu em Viana do Castelo e permitiu transformar um peixe pouco conhecido num petisco aprovado pelos mais pequenos.

© Valter Jacinto

Muito similar ao atum, o Sarrajão, abundante na costa portuguesa, é hoje um caso sério de sucesso entre os alunos do ensino básio. Juntamente, com outras entidades, o Politécnico de Viana do Castelo ajudou à transformação do sarrajão. Os promotores do “Blue Project” querem agora replicar o projeto a nível nacional.

O projeto passou no teste do palato de cerca de 250 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. O sarrajão é um peixe pouco conhecido da grande maioria das pessoas, mas que ganha agora uma nova utilidade. A prova “às cegas” dos mais pequenos deixou os promotores do “Blue Project” com ambição de o replicar a nível nacional.

No Dia Europeu do Mar, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou o Blue Project, que nasceu com o propósito de promover o consumo do pescado local, assegurar quotas de captura, incentivar o reaproveitamento excedente da costa portuguesa e reduzir o desperdício alimentar.

Transformado em filetes e testado junto de alunos do 1.º ciclo das escolas básicas de Esposende, o objetivo agora é replicar o projeto a nível nacional.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES