Quinta-feira, Junho 20, 2024
21.7 C
Braga
AtualidadeSociedadePneumologista do Hospital de Braga eleita para cargo da Sociedade Europeia Respiratória

Pneumologista do Hospital de Braga eleita para cargo da Sociedade Europeia Respiratória

© Hospital de Braga

Joana Pereira, médica especialista do Serviço de Pneumologia do Hospital de Braga (Unidade Local de Saúde de Braga), foi eleita, no passado dia 9 de janeiro, para secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS). A médica especialista representa, também, os pneumologistas em início de carreira dedicados à Pneumologia Oncológica da ERS, nos últimos dois anos.

“Esta eleição representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora. É um privilégio poder continuar a aprender e a trabalhar com especialistas em Pneumologia e investigadores de referência a nível europeu, dedicados à oncologia torácica”, refere Joana Pereira.

A candidatura surgiu pelo incentivo do Presidente da Assembleia de Pneumologia Oncológica da ERS, o Professor Doutor Torsten Gerriet Blum, Pneumologista e Professor de Medicina Respiratória em Berlim.

Estratégia até 2027

O Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS definiu as estratégias a cumprir até 2027, que implicará o alinhamento de instrumentos a nível nacional e internacional, com vista a garantir uma cobertura universal de cuidados oncológicos, nomeadamente no que diz respeito ao rastreio do Cancro do Pulmão, o respetivo diagnóstico e estadiamento.

“O acesso aos novos fármacos e a inclusão em ensaios clínicos para os utentes com cancro do pulmão e mesotelioma são, igualmente, objetivos traçados pelo Grupo”, acrescenta Joana Pereira.

O grupo dará continuidade à promoção da investigação e à formação na área da Oncologia Torácica, e pretende manter a colaboração ativa com outras organizações, nomeadamente com a European Lung Foundation.  Neste sentido, contribuirá, à semelhança do que acontecia até ao momento, para a atualização de normas europeias fundamentais na divulgação e implementação das melhores práticas médicas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES