Quarta-feira, Maio 1, 2024
7.9 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoPerto de 350 folcloristas vão pisar o palco do FAMAFOLK - Festival Internacional...

Perto de 350 folcloristas vão pisar o palco do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão

© Rusga de Joane – Grupo Etnográfico

Perto de 350 folcloristas vão pisar o palco do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão. O evento, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane com o apoio da autarquia local, decorre de 4 a 6 de agosto com os ritmos de oito companhias de dança e grupos etnográficos, cinco dos quais internacionais.

Irão participar a Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.

Pelos grupos participantes reina o entusiasmo. O Ballet Folclorico de Casanare promete proporcionar ao público do FAMAFOLK “uma experiência inesquecível numa bela viagem pelas principais regiões culturais da Colômbia”.

“Viajar sem sair de casa” é uma das expressões que melhor assenta ao FAMAFOLK, nas palavras do diretor do festival, Ricardo Carneiro. “Ano após ano, convidamos os famalicenses a conhecerem o mundo do folclore, numa viagem contagiante e entusiasmante, com muita cor e ritmo, conduzida pelas várias companhias de dança que passam pelo nosso festival”, acrescenta o responsável.

O festival arranca no dia 4 de agosto, com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14:30. Para o mesmo dia está também agendado um workshop de Danças do Mundo que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15:30, e aquela que será a gala de abertura do festival, marcada para as 21:30, nos Paços do Concelho de Famalicão.

O segundo dia do certame, dia 5 de agosto, sábado, muda-se para a terra de Camilo Castelo Branco, com a segunda gala do FAMAFOLK, a decorrer no Parque da Freguesia de Seide São Miguel, às 21:30.

Para o último dia do festival, pelas 11:00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica que todos os anos integra o cartaz do FAMAFOLK, na Igreja de Joane, e, por fim, a gala de encerramento do evento, às 15:00, no Parque da Ribeira em Joane.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES