Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
AtualidadeIgreja CatólicaPeregrinação à Senhora da Abadia levou multidão ao santuário mariano mais antigo...

Peregrinação à Senhora da Abadia levou multidão ao santuário mariano mais antigo de Portugal

As celebrações decorreram este domingo.

© Sandra Antunes

A Peregrinação Arciprestal a Nossa Senhora da Abadia, em Bouro Santa Maria, Amares, decorreu este domingo e levou uma multidão ao Santuário Mariano mais antigo de Portugal.

© Sandra Antunes

O cortejo religioso teve início desde o Mosteiro de Santa Maria de Bouro, situado no centro da vila, onde ocorreu a concentração de inúmeras freguesias de Terras de Bouro, que se juntaram às freguesias de Amares com as respetivas bandeiras.

Logo de manhã cedo, milhares de pessoas já se encontravam no mosteiro de Santa Maria para acompanhar o andor de Nossa Senhora da Abadia rumo ao seu santuário.

Várias pessoas relataram que nunca viram tanta gente na peregrinação como a deste ano, uma vez que se juntaram inúmeros fiéis de concelhos vizinhos.

© Sandra Antunes

Chegada ao santuário, a imagem de Nossa Senhora foi recebida com palmas e cânticos pela multidão que a aguardava no alto da montanha. No final do cortejo religioso foi celebrada uma Missa Campal frente à fonte de São Miguel.

No final das celebrações a imagem recolheu ao Santuário com a habitual despedida e com palmas a Nossa Senhora da Abadia.

Este ano, pela primeira vez, as paróquias do concelho de Terras de Bouro, assim como as paróquias de Valdreu e Valbom São Martinho, do concelho de Vila Verde, e Parada de Bouro do concelho de Vieira do Minho, também acolheram a imagem de Nossa Senhora da Abadia.

Todas as paróquias capricharam na sua receção com sessões de fogo de artifício, tapetes de flores, cânticos e música, num gesto de carinho perante a Mãe de Deus.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES