Sexta-feira, Abril 19, 2024
19.6 C
Braga
CulturaPepetela vence 2ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões

Pepetela vence 2ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões

Pepetela

O escritor e sociólogo Pepetela é o vencedor da segunda edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, com a obra “Sua Excelência de Corpo Presente”. O galardão, no valor de 15 mil euros, será entregue numa cerimónia virtual que decorrerá no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Esta edição, que contou com cerca de 20 candidaturas, consagrou a obra Pepetela, escritor angolano nascido em Benguela, que apresenta uma “narrativa surpreendente”. A partir do caixão, um presidente ditatorial morto relata a sua vida enquanto decorrem as cerimónias fúnebres, percorrendo os caminhos tortuosos dos bastidores da política, amores, sentimentos e a sociedade, em geral. Os pontos de vista do falecido são dados a conhecer através de uma escrita pautada pelo humor e pela sátira, a que Pepetela recorre para construir o romance, que também venceu, no ano passado, o Prémio Literário das Correntes d’Escritas.

De acordo com o júri, presidido por Irene Guerra Marques, linguista e docente na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, e constituído pelo jornalista e escritor Carlos Ferreira (Cassé) e por Manuel Muanza, Professor Auxiliar no Departamento de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciências da Educação, que substitui o anunciado escritor José Agualusa, que por motivos pessoais teve que abandonar a constituição do júri, “este romance reafirma a condição de Pepetela como escritor de primeira água, angolano, africano e universal.”

Os jurados consideram “fundamental na obra do autor a sua condição de sociólogo para entender o aproveitamento literário que faz do conhecimento que domina para a sua criatividade e para o desenvolvimento e aprofundamento dos seus enredos”, adiantando ainda que “’Sua Excelência de corpo presente’ é um dos seus exemplos mais apurados, se atendermos não apenas à sua atualidade, como também à forma como mantém, jovem e lúcida, a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara.”

Pepetela nasceu em Angola, em 1941, e frequentou o Ensino Superior em Lisboa, acabando por licenciar-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio. Iniciou a sua atividade literária e política na Casa dos Estudantes do Império. Como membro do MPLA, participou ativamente na governação de Angola, após o 25 de Abril. A partir de 1984, foi professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União de Escritores Angolanos e a Associação Cultural Recreativa Chá de Caxinde.

Abertas as candidaturas para a edição 2021 do Prémio de Literatura dstangola/Camões

Estão também abertas até 16 de abril as candidaturas para a 3ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, uma iniciativa lançada em 2019  pelo dstgroup e pelo Instituto Camões que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, os trabalhos em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola, residentes ou não, com obras publicadas no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa. A edição deste ano é dedicada a obras de poesia, publicadas em 2019 e 2020, sendo aceites títulos editados em suporte tipográfico e em suporte digital, e-book.

Com um valor de 15 mil euros,  o prémio mantêm o júri de referência, presidido por Irene Guerra Marques, linguista e docente na  Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, de Luanda, e constituído pelo jornalista e diretor do Novo Jornal de Angola, Carlos Ferreira e por Manuel Muanza, Professor Auxiliar no Departamento de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciências da Educação, e, ao qual caberá a análise, escolha e fundamentação da obra premiada.

O regulamento está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES