Domingo, Abril 18, 2021
22.2 C
Braga
InícioDesportoFutebolPedro Proença reeleito para cargo na Associacao das Ligas Europeias

Pedro Proença reeleito para cargo na Associacao das Ligas Europeias

Liga Portugal

Pedro Proença foi reeleito, esta sexta-feira, como membro da Direção da Associação das Ligas Profissionais Europeias (EL – European Leagues), entidade que tem como objetivo principal proteger as competições europeias domésticas.

Para o dirigente máximo do organismo que tutela o Futebol Profissional, esta reeleição é “um sinal de reconhecimento do que vale a Liga portuguesa no posicionamento das ligas europeias”. Entre “os muitos desafios pela frente”, o presidente da Liga Portugal destacou a reestruturação e reorganização dos modelos competitivos internacionais, tentando equilibrar os interesses desportivos e financeiros.

“Esta questão é absolutamente fundamental para os clubes portugueses. Esta reeleição aparece como um reconhecimento do trabalho de todas as Sociedades Desportivas e, obviamente, também da própria Federação e das seleções, pelo que têm feito. Para nós, poder estar no ‘board’, onde temos uma opinião clara, que é ouvida, junto de todos os ‘stakeholders’, irá permitir-nos posicionar de forma diferente e ter uma intervenção distinta, que é fundamental para a manutenção do nosso posicionamento no ranking da UEFA”, referiu.

Por fim, Pedro Proença apontou ao quinto lugar no ranking da UEFA, frisando que esse é “um objetivo para aqueles que trabalham na Liga”, abordando ainda algumas questões prementes na atualidade do futebol português, como a centralização dos direitos televisivos, a vontade da passagem da tutela partilhada do Futebol Profissional entre a Educação e a Economia, o modelo de distribuição de receitas provenientes de apostas desportivas e um “quadro fiscal que permita fazer a retenção de talento dos jovens jogadores”.

O presidente da Liga Portugal, mantém-se, assim, na direção da EL, cargo que ocupa desde 2016.

A Direção da European Leagues é composta por seis cargos, distribuídos com base nos critérios desportivos e financeiros de cada um dos membros ordinários.

A acompanhar o líder da entidade que tutela o Futebol Profissional português estão Javier Tebas, da La Liga espanhola, Mathieu Moreuil, da Premier League inglesa, Julien Taieb, da Ligue de Football Professionnel francesa, Ansgar Schwenken, da Deutsche Fussball Liga alemã, e ainda Luigi De Siervo, da Lega Serie A italiana.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS