Sexta-feira, Abril 16, 2021
22.2 C
Braga
InícioCulturaPCP congratula-se com prémio “Correntes d'Escritas” atribuído a Maria Teresa Horta

PCP congratula-se com prémio “Correntes d’Escritas” atribuído a Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta venceu na sexta-feira o Prémio Literário Casino da Póvoa 2021, com o livro “Estranhezas”, atribuído no âmbito do “Correntes d’Escritas”, na Póvoa de Varzim.

O PCP veio a público congratular-se com a atribuição do prémio da escritora portuguesa. “A voz serena, límpida, de combate e rebeldia, de afirmação do corpo e do desejo da Mulher; uma poética que estabelece de forma exemplar, nos tempos, na distensão sintáctica, na componente lírica e livre da fala, na revelação dos territórios íntimos, o combate geracional pela dignidade e pela justiça”, refere o PCP.

“A voz poética de Maria Teresa Horta, que se exaspera, afirmativa e lúcida, contra os quotidianos fechados, os cercos, o ódio e as segregações, é igualmente uma voz atenta às ressonâncias do seu tempo, inquieta e solidária. Maria Teresa Horta, no vórtice do vulcão que é a sua fala poética, é um dos nomes cimeiros da nossa lírica contemporânea. O prémio agora atribuído vem reconhecer, uma vez mais, essa escrita singular, esse modo outro de busca de sentidos, de liberdade livre, que de longe vem e a todos honra”, acrescenta o partido.

O júri decidiu premiar a obra de Maria Teresa Horta, considerando que “a obra ‘Estranhezas’ é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS