Quinta-feira, Maio 13, 2021
15.6 C
Braga
InícioRegiãoEsposendePaulo Gonçalves vai dar nome a rua em Esposende

Paulo Gonçalves vai dar nome a rua em Esposende

DR

A Câmara Municipal de Esposende vai homenagear o piloto Paulo Gonçalves, assinalando o 1.º aniversário do seu falecimento, em cerimónia agendada para o dia 25 de abril, ocasião em que será associado o seu nome à toponímia local.

Paulo Gonçalves faleceu a 12 de janeiro, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar. Devido às restrições decorrentes da pandemia, só agora, com o desconfinamento progressivo, é possível realizar esta homenagem.

“Esta homenagem pretende destacar o desportista, mas essencialmente o Homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente. A toponímia, enquanto veículo da memória coletiva, perpetua um homem que é, reconhecidamente, respeitado pela comunidade”, disse a Câmara de Esposende.

Da cerimónia faz parte uma missa, pelas 11:00, na Igreja Paroquial de Gemeses, seguindo-se uma romagem ao cemitério, para deposição de uma coroa de flores em memória de Paulo Gonçalves. A finalizar, será descerrada uma placa toponímica que dará o nome de Paulo Gonçalves a uma rua da freguesia de Gemeses.

“O Município de Esposende enaltece, desta forma, a marca que Paulo Gonçalves deixou no concelho, onde manteve sempre uma atitude de apoio e promoção das atividades desportivas e, alargando a ação, empenhou-se na campanha de sensibilização ambiental promovida pelo Município”, acrescenta a Autarquia.

Distinguido nas dez edições já realizadas da Gala de Mérito Desportivo, o Município de Esposende atribuiu-lhe, a título póstumo, o mais alto galardão municipal, a medalha de Honra.

Devido às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde, as cerimónias contarão com um número restrito de convidados, mas todas as iniciativas serão transmitidas pela Esposende Serviços TV.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS