
Partiram hoje de Braga para a Ucrânia três ambulâncias e um Jeep com ajuda humanitária. Uma das viaturas foi angariada através de uma campanha solidária lançada em Braga e as restantes pela Associação Oranta do Algarve. O carregamento das viaturas foi feito nas instalações dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, esteve presente no momento da partida das ambulâncias, uma vez que é um dos fundadores da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano. “Este momento insere-se numa campanha que lançámos no ano passado intitulada ‘Uma Ambulância para a Ucrânia’. Esta é a quarta angariação em Braga e conta com mais duas vindas de uma associação do Algarve, um Jeep e um Citroën C5 oferecido por um bracarense que partirá outro dia. Esta campanha excedeu todas as expectativas e acaba por confirmar que o povo bracarense é mesmo solidário. Eu, que costumo ser bastante otimista, excedeu por completo as minhas expectativas e também como pessoa, que faz parte da Associação Luso Ucraniana, sinto-me feliz porque estamos a contribuir para o bem-estar de uma população que sofre desde o início do século XX pela Rússia”, disse o presidente.
Por seu turno, Altino Bessa, vereador da Proteção Civil e Bombeiros Sapadores de Braga, falou que esta quarta aquisição deve-se à continuidade da campanha solidária lançada no ano transato.

“Esta iniciativa começou no ano passado em que foi lançado um desafio por parte da Associação Luso Ucraniana que teve no primeiro momento o empenho da Câmara Municipal de Braga, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, dos Lions, da Associação Empresarial de Braga e outros parceiros que se foram associando de alguma forma a esta iniciativa. O sucesso dessa campanha ultrapassou todas as expectativas e, em vez de uma ambulância, na primeira fase conseguiu-se enviar três ambulâncias. Deu-se continuidade à campanha e conseguimos uma quarta ambulância. Braga conseguiu reunir um valor suficiente que deve-se àqueles que contribuíram para que isto fosse possível”, referiu o vereador.
A Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano está a dar continuidade à campanha solidária para conseguir uma ambulância de transporte múltiplo, destinada a doentes em cadeiras de transporte ou em cadeiras de rodas.
Para mais informações, contacte a página Solidariedade Ucrânia aqui.
O momento contou também com a presença de Vasil Bundziak, presidente do Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, do presidente da Direção da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, Abraão Veloso, Michael Komar, motorista de transporte das ambulâncias,Paulo Peramos, assessor da Câmara Municipal de Braga.