Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
14.5 C
Braga
InícioReportagemPartiram de Braga três ambulâncias e um Jeep para ajudar a Ucrânia

Partiram de Braga três ambulâncias e um Jeep para ajudar a Ucrânia

© Sandra Antunes

Partiram hoje de Braga para a Ucrânia três ambulâncias e um Jeep com ajuda humanitária. Uma das viaturas foi angariada através de uma campanha solidária lançada em Braga e as restantes pela Associação Oranta do Algarve. O carregamento das viaturas foi feito nas instalações dos Bombeiros Sapadores de Braga.

© Sandra Antunes

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, esteve presente no momento da partida das ambulâncias, uma vez que é um dos fundadores da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano. “Este momento insere-se numa campanha que lançámos no ano passado intitulada ‘Uma Ambulância para a Ucrânia’. Esta é a quarta angariação em Braga e conta com mais duas vindas de uma associação do Algarve, um Jeep e um Citroën C5 oferecido por um bracarense que partirá outro dia. Esta campanha excedeu todas as expectativas e acaba por confirmar que o povo bracarense é mesmo solidário. Eu, que costumo ser bastante otimista, excedeu por completo as minhas expectativas e também como pessoa, que faz parte da Associação Luso Ucraniana, sinto-me feliz porque estamos a contribuir para o bem-estar de uma população que sofre desde o início do século XX pela Rússia”, disse o presidente.

Por seu turno, Altino Bessa, vereador da Proteção Civil e Bombeiros Sapadores de Braga, falou que esta quarta aquisição deve-se à continuidade da campanha solidária lançada no ano transato. 

© Sandra Antunes

“Esta iniciativa começou no ano passado em que foi lançado um desafio por parte da Associação Luso Ucraniana que teve no primeiro momento o empenho da Câmara Municipal de Braga, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, dos Lions, da Associação Empresarial de Braga e outros parceiros que se foram associando de alguma forma a esta iniciativa. O sucesso dessa campanha ultrapassou todas as expectativas e, em vez de uma ambulância, na primeira fase conseguiu-se enviar três ambulâncias. Deu-se continuidade à campanha e conseguimos uma quarta ambulância. Braga conseguiu reunir um valor suficiente que deve-se àqueles que contribuíram para que isto fosse possível”, referiu o vereador.

A Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano está a dar continuidade à campanha solidária para conseguir uma ambulância de transporte múltiplo, destinada a doentes em cadeiras de transporte ou em cadeiras de rodas.

Para mais informações, contacte a página Solidariedade Ucrânia aqui.

O momento contou também com a presença de Vasil Bundziak, presidente do Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, do presidente da Direção da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, Abraão Veloso, Michael Komar, motorista de transporte das ambulâncias,Paulo Peramos, assessor da Câmara Municipal de Braga.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES