Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioPaísPAN quer atualização de preços para segurar transporte não urgente de doentes

PAN quer atualização de preços para segurar transporte não urgente de doentes

DR

O Grupo Parlamentar do PAN deu hoje entrada no Parlamento de uma iniciativa em que questiona Marta Temido, ministra da Saúde, sobre para quando está prevista a aprovação pelo Governo da atualização de preços a pagar pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo transporte não urgente de doentes.

De acordo com a Liga dos Bombeiros Portugueses, em reunião com o PAN, “a delonga na atualização dos preços prende-se com o atraso na aguarda a assinatura do respetivo despacho que, se afigura essencial para a garantia da continuidade da resposta a esse serviço”. “O valor atualmente em vigor de 0,51 euros mantém-se desde 2012, acrescendo ainda que dada a escalada dos preços dos combustíveis mais premente se tornou rever o valor em alta”, sublinha o PAN, em nota enviada à Braga TV.

Para o partido, o exemplo demonstrativo da urgência de uma atualização do montante em causa é o recente anúncio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no distrito de Coimbra, de que irá proceder à suspensão da realização de transportes não urgentes a partir do dia 1 de abril. “Esta associação refere que o aumento galopante do preço dos combustíveis, a par do reduzido valor por quilómetro pago pelo Estado, tornou este serviço incomportável para esta Associação Humanitária. Mais, refere a mesma que, enquanto a situação não for revista e atualizada, a atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede vai limitar-se só à prestação de socorro à população do concelho em situação de emergência. Diariamente, o fim do transporte não urgente de doentes afetará diariamente só em Coimbra cerca de 80 utentes e uma média mensal de aproximadamente 2.000 transportes”, finalizou.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS