Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoPAN Famalicão desafia Juntas de Freguesia a banirem aplicação de herbicidas

PAN Famalicão desafia Juntas de Freguesia a banirem aplicação de herbicidas

© PAN

O PAN Famalicão apresentou um manifesto pelo fim do uso de herbicidas para controlo de ervas nos espaços públicos às Juntas de Freguesia deste concelho.

Consciente dos “impactos da utilização de herbicidas”, o PAN procedeu à publicação de um manifesto que visa a adoção de alternativas a este método para controlo de ervas em espaços públicos.

“Acreditamos que a iniciativa das Juntas de Freguesia deve igualmente ter lugar nesta questão, como agentes dinamizadores localmente e cujo papel é fundamental nas mudanças que urgem serem feitas”, refere Sandra Pimenta.

“No seguimento da adesão ao nosso Manifesto, pela Junta de Freguesia de Delães, que assumiu o compromisso de banir o uso de herbicidas, a concelhia do PAN lançou o mesmo desafio às restantes freguesias, com vista à proteção da saúde pública e biodiversidade”, acrescenta a porta-voz do PAN.

O partido tenta, assim, implementar uma das medidas que constava no programa autárquico e que “já por diversas vezes foi apresentada junto do executivo”.

“No nosso entender a Câmara Municipal deve dotar as juntas de freguesia de meios técnicos, onde se inclui formação, recursos humanos ou dotação financeira equivalente para a adoção de métodos alternativos ao uso de herbicidas”, defende Sandra Pimenta

Paralelamente, importa ao partido que se desenvolvam sessões de esclarecimento e sensibilização para “a necessidade da criação e manutenção de espaços verdes e se promovam iniciativas que envolvam a comunidade na criação de ruas verdes e promotoras da biodiversidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS