Segunda-feira, Junho 27, 2022
18.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoPAN Famalicão congratula Delães pelo fim do uso de herbicidas

PAN Famalicão congratula Delães pelo fim do uso de herbicidas

© Os Mais

O PAN Famalicão congratulou-se com a decisão da Junta de Freguesia de Delães em abolir o uso de herbicidas nos espaços públicos da freguesia.

“Ficámos muito satisfeitos com a abertura e sensibilidade do presidente da Junta de Freguesia, Francisco Gonçalves, que além de nos ter endereçado desde logo o convite para reunir, após um nosso pedido de esclarecimentos sobre o tipo de herbicida e a frequência do uso na freguesia, ouviu as nossas preocupações e assumiu o compromisso de eliminar o uso de herbicidas. Precisamos de mais visões ambientalistas no concelho que vise uma maior proteção da saúde pública, da natureza, da fauna e flora e dos recursos hídricos”, referou a porta-voz do PAN Famalicão, Sandra Pimenta.

A reunião teve como objetivo a partilha de preocupações no que concerne ao uso indiscriminado de herbicidas para controlo de ervas em espaços públicos e dar a conhecer o manifesto “Famalicão Livre de herbicidas” que a concelhia lançou e que visa desafiar a Câmara Municipal e as várias Juntas de Freguesia do concelho a que sejam “pró-ativas na defesa da saúde pública, sem esquecer o respeito e a proteção das outras espécies e da natureza”.

O PAN lembra que “a comunidade científica tem alertado para o perigo do uso destes produtos. Todas as indicações vão no sentido de evitarmos ao máximo a sua utilização, contudo, o que vemos é a exceção tornada regra, com aplicações diurnas de herbicidas, em horários de movimento, sem qualquer aviso prévio nos locais de aplicação e sobre os cuidados a ter”.

“A pergunta que se coloca é simples, se temos alternativas mais seguras, se devemos inclusive promover espaços verdes para proteção da biodiversidade, porque continuamos a insistir no uso de produtos que ainda por cima são de risco para a saúde humana?”, questiona Sandra Pimenta.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS