Quinta-feira, Julho 29, 2021
18.8 C
Braga
InícioPaísPAN desafia Governo a promover a reutilização de livros

PAN desafia Governo a promover a reutilização de livros

DR

Na véspera no Dia Mundial do Livro, o Grupo Parlamentar do PAN deu entrada de uma iniciativa em que exorta o Governo a pôr em prática uma estratégia que privilegie a reutilização dos livros, “em detrimento das atuais práticas de destruição das sobras e de desperdício destes bens”.

“Dados de 2010, apontam para um total de cerca de 100 mil livros destruídos anualmente, em Portugal, sendo desconhecidos valores mais recentes. Contudo, do diálogo com autores e editoras supõe-se que será muitíssimo elevado o número de livros destruídos, sendo que a grande fatia prende-se com aqueles que não são vendidos”, afirma o PAN.

Apesar de a lei já prever a isenção de imposto valor acrescentado, “as transmissões de livros a título gratuito efetuadas aos departamentos governamentais nas áreas da cultura e da educação, a instituições de caráter cultural e educativo, a centros educativos de reinserção social e a estabelecimentos prisionais”. Para o partido, “é certo que esta medida pouco tem contribuído para uma efetiva mudança”.

O PAN defende a realização de estudos para uma real noção da situação em Portugal, bem como desenvolver um conjunto de iniciativas que visem promover a reutilização de livros, a sua circularidade e uma produção sustentável, a par da aposta na transição digital.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS