Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
AtualidadePolíticaPAN defende construção de mais residências universitárias em Braga e Guimarães

PAN defende construção de mais residências universitárias em Braga e Guimarães

© PAN

Inês de Sousa Real, porta-voz nacional do PAN, esteve esta quarta-feira na Universidade do Minho, onde realizou uma audição aos estudantes, numa visita acompanhada pela AAUM, assim como outras organizações académicas.

Acompanhada pela distrital de Braga, a deputada quis “conhecer as dificuldades das e dos estudantes universitários, as propostas para o Ensino Superior e apoiar as e os jovens em início de carreira”.

Segundo Rafael Pinto, cabeça de lista do PAN pelo distrito de Braga, também ex-aluno desta universidade, “é para nós essencial dar voz às e aos jovens e melhorar as suas condições, quer seja no ensino superior ou no início de carreira. Sabemos que os planos de muitas e muitos passam por emigrar, mas queremos garantir que podem ficar não só em Portugal mas que têm também oportunidades de trabalho qualificado no distrito”.

Para o Ensino Superior, o PAN defende a construção de mais residências universitárias em Braga e Guimarães “para que as e os estudantes não tenham que competir por quartos com o turismo ou trabalhadores”. “Ao atribuirmos alojamento para os universitários, estamos também a contribuir para reduzir os preços da habitação para todos”, acrescentam.

O partido defende que “esta habitação não pode deixar de garantir que existem condições de acessibilidade às pessoas com deficiência”, assim como considera “fundamental um reforço significativo em matéria de recursos humanos e técnicos, nos gabinetes de apoio a todos e todas que têm algum tipo de deficiência”.

Para além disto, o partido defende “a eliminação progressiva da propina e a conversão, eliminação de taxas e emolumentos e ainda a conversão das bolsas de investigação em contratos de trabalho”.

Para Rafael Pinto, “é ainda importante reduzir os impostos sobre os jovens no início de carreira, e por isso defendemos o alargamento do IRS jovem, mas também a redução e eliminação de taxas na compra de primeira habitação. Para além da criação de um regime de crédito bonificado e aumento dos programas de apoio a habitação jovem”.

Na audição foram ainda debatidos temas como os transportes para estudantes com o candidato a relembrar que “foi por proposta do PAN na Assembleia Municipal que a gratuitidade dos TUB foi alargada a todos os estudantes universitários, mas queremos mais. Um passe único nacional gratuito para todos até ao final da legislatura para garantir também melhores condições para os estudantes deslocados”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES