Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioBragaPalácio do Raio recebe exposição “Viagens por Saramago”

Palácio do Raio recebe exposição “Viagens por Saramago”

DR

“Viagens por Saramago” dá o título à exposição do ACTUM 3 – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos que vai ser inaugurada no sábado, às 16:00, no Palácio do Raio, em Braga.

A mostra, que conta com 19 trabalhos, premeia os projetos vencedores na área das Artes Plásticas e Visuais do ACTUM 3, programa promovido pelo Município de Braga com o objetivo dinamizar o setor cultural e criativo.

Em 2022, a terceira edição desta convocatória prosseguiu com o apoio ao desenvolvimento de reflexões, criações e projetos de artistas naturais ou residentes em Braga que apresentaram as suas perspetivas disciplinares específicas sobre o tema proposto. Por ocasião do centenário do nascimento de José Saramago, partindo da abrangência e proficuidade temáticas presentes na sua obra, lançou-se o desafio aos criadores bracarenses a inspirarem-se neste autor.

O resultado vai ficar patente até 25 de fevereiro, no Palácio do Raio, podendo ser visitado de terça a sábado das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. A entrada é livre.

No total, o ACTUM 3 contou com a apresentação de 74 projetos, tendo sido distinguidos dez artistas da área da Música e das Artes Performativas e 19 da área das Artes Plásticas e Visuais.

Na medida Música e das Artes Performativas o júri foi constituído por Bruno Martins (diretor artístico), por Rui Alves Leitão (diretor artístico) e pelo radialista Pedro Portela. Os projectos foram apresentados em Outubro, no Centro da Juventude de Braga.

Na medida Artes Plásticas e Visuais, o júri foi constituído pelo artista plástico Alberto Vieira, pela curadora Helena Mendes Pereira e por Miguel Bandeira Duarte (diretor do Museu Nogueira da Silva).

A inauguração inicia com o momento musical “Saramago Fado em Harpa”, um dos projetos vencedores na medida Música e das Artes Performativas. O projeto apresenta fados dedicados a Saramago e dedilhados na harpa, e conta com as participações de Adriana Moreira (Fadista) e Eleonor Picas (Harpista).

O ACTUM começou por ser uma resposta à pandemia e uma forma de apoiar criadores artísticos contemporâneos naturais ou residentes em Braga. Contudo, hoje, na sua terceira edição, o ACTUM é o momento em que o município inventaria e promove os que escolheram Braga como lugar de vida com e pela Arte. A qualidade das propostas apresentadas nas duas primeiras edições, em muito contribuiu para o aumento de candidatos e para revelar o território criativo que este lugar de pedra e História esconde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS