Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
7.2 C
Braga
InícioBragaPainel dedicado às Mulheres instalado no Altice Forum Braga

Painel dedicado às Mulheres instalado no Altice Forum Braga

© InvestBraga

Foi inaugurado, esta quinta-feira, o painel de azulejos “Ser Mulher, Ser Artista”. A obra, trabalhada durante a trigésima edição da Feira do Livro de Braga, ficará instalada no parque exterior do Altice Forum Braga.

Da responsabilidade do dstgroup, o painel de azulejos que, durante a última edição da Feira do Livro de Braga, foi um dos grandes destaques da programação da zet gallery, que juntou as artistas Cristina Troufa, Patrícia Oliveira, Liliana Velho, Tânia Dinis, Ana Almeida Pinto, Elizabeth Leite, Alexandra de Pinho, Teresa TAF, Helena Cardoso, Lauren Maganete, Márcia Ruberti e Inês Osório, com coordenação de Bárbara Forte e curadoria de Helena Mendes Pereira.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, destacou a importância da construção deste painel durante a Feira do Livro de Braga, bem como o ato simbólico de inaugurar a obra no dia pela eliminação da violência contra as mulheres. “Este projeto nasce num contexto difícil, a da 30ª Edição da Feira do Livro, mas rapidamente converteu-se num projeto positivo, resultado do trabalho notável desenvolvido pelas criadoras. É um projeto que assinala o legado da 30ª edição da Feira do Livro em Braga”, referiu o responsável durante a cerimónia de inauguração do painel.

Para José Teixeira, presidente do dstgroup, “as cidades estão feíssimas, porque são feitas sem os artistas, sem os poetas, sem a opinião dos sociólogos”, sendo, por isso, “importante apostar no envolvimento diário da arte no dia a dia de uma comunidade”.

Já para a curadora da obra, Helena Mendes Pereira, este trabalho serviu para “dar voz às mulheres e às minorias”, desafiando simultaneamente as mulheres a utilizarem a sua voz. A responsável defendeu também que “a arte pode mudar o mundo, e, para o fazer, tem de estar ao acesso de todos”.

Por sua vez, Epifânia Oliveira, assessora da vereação da Educação, sublinhou que este “é um exercício de cidadania, de património e de identidade, numa ode às mulheres”.

De notar que o trabalho desenvolvido pelas artistas é entregue à cidade através da sua fixação numa das paredes exteriores do Altice Forum Braga.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS