Sexta-feira, Novembro 26, 2021
8.6 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoPainel Comunitário das Camélias de Celorico de Basto premiado em Lisboa

Painel Comunitário das Camélias de Celorico de Basto premiado em Lisboa

© CM Celorico de Basto

O Painel Comunitário das Camélias, em Celorico de Basto, foi premiado pela iniciativa SOS Azulejo, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, no Palácio Fronteira, em Lisboa. O projeto recebeu uma menção honrosa que premeia o trabalho conjunto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

O painel coletivo de azulejos dedicado às Camélias foi realizado do âmbito do PIICIE – Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com o Município de Celorico de Basto e Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, envolvendo toda a comunidade escolar do concelho, nomeadamente alunos, dirigentes, professores e auxiliares, a iniciativa surgiu de uma proposta do professor e escultor Vítor Resende, que assumiu também a coordenação técnica do projeto e esteve presente na entrega do prémio.

Para este responsável, “é o reconhecimento do valor da obra realizada e um grande incentivo para a continuidade e o trabalho que se vai realizar no futuro”. Este painel surge de uma evolução extraordinária de um painel, realizado em 2017 em Gandarela, na altura realizado com desenhos produzidos em cartão. Ver este painel produzido em azulejo, colocado num local de visibilidade e agora reconhecido com um prémio de dimensão nacional é um motivo de orgulho e satisfação para todos os envolvidos”.

O painel coletivo de azulejos tem como temática as Camélias, como forma de valorização do nosso “Património de Encantar”. O envolvimento de toda a comunidade resultou num trabalho composto por mais cerca de azulejos realizados individualmente, que deram origem a uma composição conjunta de elevado valor estético, mas também simbólico, uma vez que representam o empenho individual dos Celoricenses na concretização na causa comum de valorização do seu património. O Painel está colocado na Ecopista da Linha do Tâmega, junto à estação da Vila, seguindo o desígnio do Município de Celorico de Basto de colocar obras de arte ao longo deste equipamento muito procurado por locais, visitantes e turistas.

A vereadora responsável pela educação e cultura, Maria José Marinho, refere que “este prémio é uma excecional recompensa a trabalho da comunidade escolar e a todos os que acreditaram e se envolveram ativamente no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, é também uma prova concreta que o trabalho em equipa dá frutos e acrescenta valor aos jovens estudantes e toda a comunidade”.

Para José Peixoto Lima, presidente da Autarquia de Celorico de Basto, “este é um prémio muito importante, que premeia o arrojo dos artistas locais, o esforço da comunidade escolar e o trabalho em equipa realizado por várias instituições e individualidades. É o primeiro trabalho realizado nesta área e trabalharemos afincadamente para que não seja o último, promovendo com envolvimento de toda a comunidade e a valorização da arte e da cultura como elementos fundamentais na promoção do concelho”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS