Início Site Página 6

Póvoa de Lanhoso dinamiza sessão sobre financiamento à inovação e desenvolvimento empresarial

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso promoveu uma sessão de esclarecimento sobre oportunidades de financiamento à inovação e ao desenvolvimento empresarial, que decorreu no Hotel Rural Maria da Fonte.

A iniciativa, intitulada “Incentivos à I&D: Financiar o Futuro”, foi organizada em parceria com a TecMinho e a BDO, e contou com a participação de empresários e representantes de empresas do concelho.

A sessão foi conduzida pelo vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gilberto Anjos, que, nas palavras de abertura, destacou o papel do município na criação de condições favoráveis ao investimento, inovação e crescimento do tecido empresarial local.

O vereador sublinhou ainda a importância de aproximar as empresas das oportunidades de financiamento disponíveis, defendendo iniciativas que contribuam para reforçar a competitividade do concelho.

A sessão contou também com a intervenção de Paulo Ramísio, que enquadrou a temática da investigação, desenvolvimento e inovação como fatores essenciais para a sustentabilidade e valorização das empresas.

A componente técnica esteve a cargo da BDO, que apresentou os principais avisos e incentivos disponíveis para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), bem como os critérios de acesso aos mecanismos de financiamento.

A iniciativa incluiu ainda um momento de interação entre empresas e entidades de apoio ao investimento, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a identificação de oportunidades de desenvolvimento de projetos empresariais.

O Município da Póvoa de Lanhoso destacou a colaboração dos parceiros envolvidos e sublinhou que a iniciativa reforça o compromisso com a promoção do desenvolvimento económico, inovação e competitividade empresarial no concelho.

ASAE instaura processos-crime por falsificação de documentos de menores em operação no Rock in Rio

0
DR
DR

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou três processos-crime por falsificação de documentos de identificação envolvendo menores durante uma operação de fiscalização realizada no fim de semana no evento Rock in Rio 2026.

A operação, conduzida pela Unidade Regional do Sul, teve como objetivo verificar o cumprimento das normas legais aplicáveis, nomeadamente no que respeita à venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores.

Segundo a ASAE, os três processos-crime dizem respeito a menores de 16 anos que utilizavam documentos de identificação falsificados, obtidos por manipulação digital, com o objetivo de adquirir bebidas alcoólicas no interior do recinto do festival.

Foi ainda instaurado um processo de contraordenação a um operador económico por venda de bebidas alcoólicas a menores.

A autoridade refere que os menores envolvidos têm 16 anos e que, nos termos da legislação penal portuguesa, são criminalmente responsáveis pelos seus atos, ainda que sujeitos a um regime especial em função da idade.

A ASAE sublinha ainda a colaboração da organização do evento na prevenção de situações ilícitas e afirma que continuará a desenvolver ações de fiscalização no âmbito da defesa dos consumidores, cumprimento da legalidade e proteção da saúde pública.

ACAREG 2026 junta mais de 5.000 escuteiros em Guimarães em agosto

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) apresenta na sexta-feira, 26 de junho, às 11:30, no PENHA – Centro Escutista de Guimarães, o ACAREG 2026 – Acampamento Regional de Braga, que terá lugar entre 3 e 8 de agosto em Guimarães.

A apresentação contará com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, bem como de representantes das câmaras municipais de Fafe e Guimarães.

Sob o mote “Dar comVida”, o encontro é promovido como a maior atividade regional de verão do escutismo no distrito de Braga, reunindo mais de 5.000 participantes de 158 agrupamentos provenientes de cinco regiões do país, incluindo participantes estrangeiros.

Segundo a organização, a iniciativa tem um caráter intergeracional, envolvendo escuteiros dos 6 aos 76 anos, e assenta no lema do movimento escutista de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”.

Braga reforça representação no Congresso Nacional do PSD e aprova moção sobre o Minho

0
© PSD
© PSD

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD destacou o contributo do distrito para o 43.º Congresso Nacional do partido, que decorreu nos dias 20 e 21 de junho, em Anadia, assinalando a aprovação por unanimidade da moção temática “Minho, Região Competitiva” e o reforço da representação nos órgãos nacionais.

A moção apresentada pela distrital de Braga defende o Minho como “uma região estratégica para o desenvolvimento do país, com enfoque na descentralização, na valorização da capacidade produtiva, na qualificação dos fundos europeus e na governação territorial integrada”.

Segundo a estrutura distrital, “a aprovação do documento representa o reconhecimento político da relevância económica e social da região, sublinhando a necessidade de reforçar a sua centralidade nas políticas de coesão e competitividade”.

O congresso ficou também marcado pela eleição de dirigentes do distrito para órgãos nacionais do PSD.

No Conselho Nacional foram eleitos Fernando Armindo Costa, José Manuel Lopes, Bárbara Ferreira e Laura Magalhães. Para a Mesa do Congresso foi designada Júlia Fernandes. No Conselho de Jurisdição Nacional – Delegação Norte, foram indicados Olga Pereira e Miguel Pereira.

Em declarações, o presidente da Comissão Política Distrital de Braga, Carlos Eduardo Reis, afirmou que o distrito sai do congresso “mais representado” e com “maior responsabilidade política”, sublinhando a importância da unidade interna do partido.

O dirigente destacou ainda a aprovação da moção sobre o Minho como “um compromisso político para o desenvolvimento regional, defendendo a sua tradução numa agenda de trabalho”.

A distrital de Braga sublinha que “os resultados do congresso reforçam a presença do distrito nos órgãos nacionais do partido e a sua participação na definição das orientações políticas futuras”.

Braga prepara-se para a Grande Noite de São João

0
© São João de Braga
© São João de Braga

Braga vive já a expectativa da Grande Noite de São João, com milhares de pessoas esperadas nas ruas para celebrar aquela que é uma das mais emblemáticas festas populares da cidade. A programação continua a destacar o talento local, dando palco à criatividade de músicos e projetos artísticos bracarenses.

Ao longo desta noite, os palcos instalados na Avenida da Liberdade recebem vários artistas, proporcionando animação e diversidade musical ao público. No Palco Mercure atuam Ana Rita (22:30), Nene Oficial (23:30) e Nuno Coelho (00:30). Já o Palco Granjinhos recebe Ana Rita Caldas (22:30), Miguel RIVA (23:00) e Maria Cunha (00:30).

As iniciativas musicais integram o programa oficial das Festas de São João e pretende valorizar os artistas locais, contribuindo para o ambiente festivo que já se faz sentir em toda a cidade.

Rusga de São Vicente de Braga vê sede reabilitada para reforço da atividade cultural

0
© CM Braga
© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga concluiu a reabilitação da sede social da Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho, intervenção que foi assinalada com a inauguração do espaço.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, destacou o papel das associações culturais na preservação da identidade local e na dinamização da vida cultural do concelho, sublinhando a importância do investimento municipal neste tipo de equipamentos.

A intervenção permitiu “resolver problemas estruturais do edifício, nomeadamente infiltrações na cobertura e a requalificação da fachada, garantindo melhores condições para o desenvolvimento da atividade da associação”.

A autarquia sublinha que “a obra visa melhorar a funcionalidade do espaço e assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pela Rusga de São Vicente na promoção das tradições e do património cultural do Minho”.

Póvoa de Lanhoso recebe encontro internacional de tunas académicas a 29 de junho

0
DR
DR

A Póvoa de Lanhoso recebe no próximo dia 29 de junho um dos momentos do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA), iniciativa que junta cinco municípios do Minho e de Trás-os-Montes numa celebração dedicada à música e à tradição académica.

O espetáculo, de entrada gratuita, está marcado para as 21h00, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, e contará com a participação de tunas nacionais e internacionais, num evento que se realiza pela primeira vez no concelho.

A iniciativa é organizada pela Associação Pautas e Harmonia, em parceria com os municípios de Guimarães, Mondim de Basto, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Fafe, bem como com a CIM do Ave, a Embaixada de Espanha em Portugal e a Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia.

Ao todo, o encontro reúne 19 tunas provenientes de Portugal, Espanha e América Latina, incluindo formações do México, Chile, Colômbia e Porto Rico, num programa que pretende promover o intercâmbio cultural e académico entre diferentes tradições musicais.

Entre as participações internacionais destacam-se a Tuna Alondras (Porto Rico), a Tuna Juglares de Concepción (Chile), a Tuna Navarra, a Tuna Femenil UPN e a Tuna Universitaria de Baja California (México), bem como a Tuna de Ingenieros Agrónomos de Madrid.

A representação portuguesa inclui várias tunas de referência, como a anTUNiA, Tuna Universitária do Porto, Tuna Universitária do Minho, Azeituna, TunaMaria, Tun’ao Minho, Tuna Feminina Veterana do Minho, Tuna Veterana da Universidade Portucalense, ExTuna Boémia Portuguesa, Tuna Antiga Vimaranense, entre outras formações académicas.

O programa integra ainda a participação do cantor José Alberto Reis, enquanto embaixador do evento, e de outros convidados musicais, reforçando a dimensão cultural da iniciativa.

O Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas pretende criar pontes entre tradições estudantis e promover a circulação cultural entre países, num formato que alia música, convívio e divulgação da cultura académica.

Quinta da Capela em Braga vai ter Biblioteca Comunitária

0
DR
DR

A Associação de Moradores da Quinta da Capela, em Braga, vai inaugurar no próximo dia 27 de junho, a Biblioteca Comunitária “À Sombra do Jacarandá”, numa iniciativa que decorre na Praça Doutor Francisco Araújo Malheiro.

O programa arranca às 15:00 com atividades circenses dinamizadas pelo projeto Equilibrium Social Circus, que promove a inclusão e o desenvolvimento pessoal através das artes do circo.

O momento oficial de inauguração da biblioteca está previsto para as 18:30. A iniciativa contará com a presença de convidados institucionais e da comunidade local.

Após a inauguração, está prevista a atuação da Funky Friends Brass Band, composta por seis jovens músicos estudantes do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

O evento conta com o apoio do programa “Viva o Bairro”, da BragaHabit e do Município de Braga. A montagem e apetrechamento da biblioteca tiveram ainda o contributo das empresas DST, Stay on The Scene e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

São João de Braga e A+Casa medem pegada carbónica das festas para reforçar sustentabilidade

0
© Associação de Festas de São João de Braga
© Associação de Festas de São João de Braga

A Associação de Festas de São João de Braga estabeleceu uma parceria com a startup A+Casa com o objetivo de medir e avaliar a pegada carbónica das festas sanjoaninas, numa iniciativa que procura conciliar tradição e sustentabilidade.

O projeto permitirá quantificar o impacto ambiental das celebrações e disponibilizar ao público informação sobre as emissões associadas a momentos-chave do programa, incluindo o concerto de encerramento com Miguel Araújo.

Através desta colaboração, serão identificadas as principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa, com vista à criação de uma base de dados que suporte decisões futuras da organização e a implementação de medidas de mitigação ambiental nas próximas edições.

O público poderá ainda acompanhar indicadores sobre o impacto ambiental do concerto, com recurso a equivalências que traduzem as emissões em exemplos do quotidiano, como o número de carregamentos de telemóveis, quilómetros percorridos por automóveis, consumo energético de habitações ou árvores necessárias para compensação de CO₂.

Segundo a organização, a iniciativa pretende reforçar a transição sustentável das festas, promovendo a consciência ambiental sem comprometer a dimensão cultural do evento.

Câmara de Guimarães distingue personalidades com Medalhas de Mérito no 24 de Junho

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou por unanimidade, em reunião do Executivo, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal e de Serviços Distintos de 2026, distinções que serão entregues no próximo dia 24 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Um de Portugal – Batalha de São Mamede de 1128.

A sessão solene evocativa está marcada para as 21:30, no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, integrando também as intervenções protocolares e o espetáculo “Guimarães, Cidade Contínua – A Batalha pela Independência”.

No final da reunião do Executivo, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacou o simbolismo da data, sublinhando a importância de homenagear cidadãos que, nas mais diversas áreas, contribuem para a identidade e valores da comunidade.

Entre as distinções aprovadas, assumem particular relevo as Medalhas de Mérito Cívico, atribuídas a título póstumo a Eduardo Ribeiro, Wladimir Brito e Delfim Rodrigues.

Sobre Eduardo Ribeiro, o autarca destacou o contributo na luta contra o antigo regime e na defesa da liberdade e da democracia, bem como o seu percurso de intervenção cívica e associativa no concelho. Figura ligada à oposição democrática ao Estado Novo, esteve envolvido em movimentos cívicos e culturais e manteve ligação ao tecido associativo local, sendo também associado ao contributo da empresa familiar CARI em projetos de reabilitação patrimonial.

Wladimir Brito, jurista e professor catedrático, será igualmente distinguido a título póstumo. Ricardo Araújo sublinhou o seu percurso académico e a relevância do seu contributo nas áreas dos direitos humanos, democracia e direito internacional. Residente em Guimarães desde o final da década de 1970, manteve forte ligação ao movimento associativo e à vida cívica local.

Também a título póstumo será homenageado Delfim Rodrigues, médico e antigo responsável hospitalar. O presidente da Câmara destacou o seu percurso académico e profissional, nomeadamente a presidência do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira e a coordenação nacional do Programa de Hospitalização Domiciliária do SNS, sublinhando a sua intervenção cívica e ligação ao concelho.

No plano empresarial, serão distinguidos Antónia Gonçalves e Joaquim Oliveira Mendes com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial.

Antónia Gonçalves, empresária radicada em França, será reconhecida pelo seu percurso profissional e pela ligação à diáspora vimaranense. Já Joaquim Oliveira Mendes, fundador do Grupo JOM, é distinguido pelo percurso empresarial e pela evolução da empresa, atualmente com presença nacional.

A Medalha Municipal de Mérito Social será atribuída a António Dias Lopes, pelo trabalho desenvolvido no movimento associativo e no setor social em Guimarães.

Por sua vez, a Medalha Municipal de Serviços Distintos, em prata, distinguirá o intendente João Ramada Martins, antigo comandante da Divisão Policial de Guimarães da PSP, pelo trabalho desenvolvido em matéria de policiamento de proximidade e cooperação institucional.

As distinções municipais procuram reconhecer contributos relevantes em diferentes áreas da sociedade, valorizando percursos de cidadania, serviço público, empreendedorismo e intervenção social que marcaram o concelho de Guimarães.