No âmbito do Projeto SANUS, o Município de Vila Verde vai promover, no próximo dia 14 de novembro, a III Feira da Saúde, um evento de entrada gratuita e aberto a toda a comunidade.
A iniciativa decorrerá entre as 10:00 e as 17:00, no Centro de Promoção da Gastronomia e Ciências Gastronómicas, na Rua dos Bombeiros, n.º 23, Vila Verde.
Sob o mote “Cuidado & Equilíbrio”, esta edição da Feira da Saúde tem como objetivo “promover hábitos de vida saudáveis, incentivar a prevenção de doenças e proporcionar momentos de aprendizagem, partilha e bem-estar”.
Ao longo do dia, os participantes poderão usufruir de atividades e serviços gratuitos, tais como cabeleireiro, manicure, massagens de relaxamento e quick massage; Rastreios de tensão arterial, glicemia, visão, audição e índice de massa corporal (IMC).
O programa inclui ainda palestras e workshops temáticos, com destaque para as áreas de cuidados da pele; Saúde oral; Medicina chinesa; Alterações na gravidez; Depressão e saúde mental; Plantas medicinais; Acupuntura, entre outros.
Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
Após a alta, o doente que teve um enfarte do miocárdio, que teve um AVC ou que lhe foi diagnosticada Doença Vascular Periférica (doença em que a circulação sanguínea arterial está comprometida nos membros inferiores), vai para casa com uma medicação, com uns conselhos, mas a informação é tanta, os conselhos são uns a seguir aos outros, que nem sempre o doente vai para casa devidamente elucidado. Se lhe acrescentarmos o fator tempo, então as indicações e os conselhos esquecem-se e as rotinas que havia antes de ser internado regressam com algumas alterações, mas nem sempre as mais adequadas.
A plataforma “55 é a sua linha vermelha”disponibiliza um questionário que, depois de preenchido, possibilita o acesso a um guia com uma série de conselhos úteis para o ajudar a perceber as suas análises do colesterol, de saber qual o melhor nível do colesterol para a sua situação, e como deve preparar a sua próxima consulta.
A Campanha “55 é a sua linha vermelha” é para si que já sofreu um enfarte agudo do miocárdio, para que possa estar informado, consciente de que o controlo rigoroso do colesterol LDL pode salvar-lhe a vida.
A cada 15 minutos, morre uma pessoa por doença cardiovascular em Portugal e cerca de uma em cada quatro pessoas que sofreram um primeiro episódio volta a ter outro nos dois anos seguintes. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl é uma das formas mais eficazes de reduzir esse risco. Gato escaldado de água fria tem medo.
Se tem dúvidas sobre como se preparar para uma consulta, quer saber mais sobre o seu risco cardiovascular ou como interpretar os resultados das análises, visite a página da campanha através do seguinte link: www.55linhavermelha.pt.
Ana Povo, secretária de Estado da Saúde, reafirmou hoje o compromisso do Governo com a construção do novo Centro Hospitalar de Barcelos, investimento estratégico para o futuro da saúde pública na região do Cávado.
“O novo hospital de Barcelos é uma prioridade deste Governo. Trata-se de um investimento de 200 milhões de euros, que reforçará a proximidade, a qualidade e a capacidade de resposta dos cuidados de saúde prestados à população”, afirmou Ana Povo.
O anúncio foi feito durante a cerimónia de constituição da Rede Europeia de Saúde Mental, que teve lugar em Barcelos, no âmbito da sessão de abertura do 1.º Congresso Mundial da Saúde Mental, a decorrer até 1 de novembro.
A propósito da constituição da Rede Europeia de Saúde Mental, sublinhou que “a saúde mental e a resposta de proximidade estão no centro das políticas públicas de saúde” que o Governo quer para o futuro.
A governante destacou, também, o papel ativo do Município de Barcelos e da futura Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE), lembrando “o trabalho conjunto e o investimento em iniciativas inovadoras de promoção da saúde mental, como a Rede Municipal de Saúde Mental, o projeto ‘Abraça-te’ e o ‘Mais Contigo’”.
Antes, na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, já tinha apelado à continuidade “do apoio do Governo para concretizar o novo Centro Hospitalar de Barcelos, que será um marco decisivo para a saúde na nossa região e que, este ano, deu já passos importantes.”
O novo Hospital de Barcelos/Esposende será uma infraestrutura moderna, sustentável e tecnologicamente avançada, desenhada para responder de forma integrada às necessidades da população.
A nova unidade hospitalar terá uma área de construção superior a 25 mil metros quadrados, com 218 camas de internamento, 30 gabinetes de consulta externa, seis salas operatórias (mais duas de reserva), 11 postos de hospital de dia e uma área de diagnóstico equipada com ressonância magnética, TAC, RX e ecografia.
Oferecerá um vasto conjunto de especialidades médicas e cirúrgicas, incluindo Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Oftalmologia e Urologia, entre outras. Estão igualmente previstas áreas dedicadas à formação, investigação e inovação tecnológica, nomeadamente através da telemonitorização e apoio domiciliário.
As Eleições Presidenciais foram marcadas para o dia 18 de janeiro de 2026, anunciou Marcelo Rebelo de Sousa.
“Nos termos previstos na Constituição e na Lei Eleitoral, o Presidente da República assinou o Decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo 18 de janeiro de 2026, o qual seguiu para publicação no Diário da República”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.
Dona Florinda, residente na freguesia de Pedralva, em Braga, celebra 102 anos de vida.
O Executivo da Junta de Freguesia de Pedralva parabenizou a centenária. “A Junta de Freguesia congratula-se e manifesta a sua enorme alegria por se celebrar hoje mais um aniversário da nossa querida freguesa Florinda Silva, que completa mais um ano de vida e alcança os 102”, pode ler-se na publicação.
“Em nome de toda a população da freguesia, desejamos-lhe muita saúde, serenidade e alegria, rodeada do carinho da sua família e amigos”, acrescenta.
O Município de Braga promove, de 3 a 8 de novembro, mais uma edição da Semana da Circularidade. O objetivo passa por promover o conceito de uma economia de circuito fechado, apoiar modelos de negócios sustentáveis e promover a colaboração.
A iniciativa inclui a realização de diferentes atividades com a participação de diversos parceiros, tais como a oferta de compostores às escolas, a abertura da biblioteca circular da praça, uma visita à braval, sessões sobre o impacto da fast fashion no ambiente ou sessões de literacia energética em escolas e para o público, entre outras.
Logo no dia 4 de novembro realizam-se, na Praça – Mercado Municipal de Braga, Oficinas Circulares entre as 10:00 e as 12:00. A inscrição pode ser feita aqui.
No dia 5 de novembro, no mesmo local entre as 10:30 e as 12:00, realiza-se a atividade “A Circularidade vai à cozinha fazer pão”. Inscrições aqui.
Nesse mesmo dia, entre as 14:30 e as 16:30, realiza-se a visita à Braval. Inscrições aqui.
Já no dia 6 de novembro, entre as 10:30 e as 12:00, a Praça – Mercado Municipal de Braga recebe a iniciativa “Poupar sem complicar: Gestos simples para poupar energia, água e a sua carteira”. Inscrições aqui.
A estas atividades somam-se outras direcionadas ao contexto escolar e a públicos-alvo específicos.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, esteve em Vila Verde onde deu uma “aula especial” aos alunos na Escola Básica.
Para Júlia Rodrigues Fernandes, presidente da Câmara de Vila Verde, este foi “um momento único, de partilha de bons ensinamentos e sensações extraordinárias”.
“Com grande entusiasmo e fascínio enorme, os alunos do 3.º ciclo da Escola Básica de Vila Verde aderiram ao Professor para a ‘aula mais especial’ da vida de cada um deles.Falou-se da participação cívica dos jovens no mundo atual, da vida local e da transformação global.Sem medo do sentimento de insegurança ou dos populismos em torno da ‘imigração pobre’. Nem de um mundo que mudou e é cada vez mais acelerado.É que nós somos a terra dos Lenços dos Namorados. Vila Verde transporta uma mensagem de amor, de amizade e dos afetos de que o mundo tanto precisa”, acrescentou a autarca.
O Museu da Imagem, em Braga, reabre esta sexta-feira após obras de reabilitação. A cerimónia de inauguração realiza-se às 17:00 e conta com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
A intervenção teve um custo global superior a 500 mil euros e visou modernizar as infraestruturas do espaço, dotando-o de melhores condições de acolhimento ao público.
O Hospital de Braga acolhe, a partir de hoje, a exposição internacional BOLD, um projeto da fotógrafa holandesa Caroline Sikkenk, que tem vindo a dar rosto, voz e dignidade às pessoas afetadas pela queda de cabelo provocada pelo cancro e pelos seus tratamentos. A mostra, patente na Ágora do Hospital de Braga, integra as comemorações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e consciencialização para o cancro da mama.
Quem por este espaço passar, dificilmente ficará indiferente aos retratos de grande escala que o compõem. Mais do que simples rostos, cada fotografia traduz uma história de coragem e de superação, refletindo o impacto da doença e do poder transformador da aceitação.
Os modelos retratados são voluntários, homens e mulheres, que experienciaram a perda de cabelo em consequência de tratamentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia, ou devido a alopecia. Através desta exposição, Carolina Sikkenk pretende desafiar estereótipos, promovendo uma nova forma de olhar para a beleza, a vulnerabilidade e a força que emergem do processo de doença.
Para Paulo Morais, presidente da Associação Rosa Vida, parceira da iniciativa, “esta exposição é um poderoso manifesto sobre a dignidade humana. Cada retrato é uma afirmação de coragem e esperança, que recorda que o cancro não define as pessoas, revela, antes, a sua verdadeira força”.
“Acolher esta exposição é uma forma de humanizar o espaço comum do nosso hospital, por onde passam milhares de pessoas todas as semanas, e de reforçar a nossa missão enquanto instituição que cuida das pessoas em todas as dimensões, física, emocional e social. Estes retratos lembram-nos de que a arte também pode ser um instrumento de cura e de valorização da vida”, refere Américo Afonso, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Braga.
A exposição BOLD pode ser visitada na Ágora do Hospital de Braga durante o mês de novembro.